Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Atendimento: 2ª à 6ª, das 7:00h às 13:00h (MS)
(67) 3471-1130

SAÚDE DE IGUATEMI INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E POLIOMIELITE.


Publicado em: 15/08/2018 12:11
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Autor: Anailton Batista
SAÚDE DE IGUATEMI INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E POLIOMIELITE.

Vacinações contra sarampo e pólio vão de 6 a 31 de agosto em todas as unidades de saúde de Iguatemi.

Iniciou no dia 6 de agosto e segue até o dia 31, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e poliomielite (paralisia infantil) de 2018. A ação envolve todos os postos de saúde do município e tem como alvo principal crianças de 1 a 5 anos. O dia de mobilização nacional – o chamado dia D – acontecerá em 18 de agosto, um sábado nas unidades da Vila Nova, Vila Rosa e Vila Operária. No Assentamento Nossa Senhora Auxiliadora será no dia 21 de agosto.

imunização contra essa doença exige duas doses. Normalmente, no setor público a primeira é dada aos 12 meses de vida, com a versão tríplice viral, e a segunda, aos 15 meses, com a tetraviral.

Isso vale para o ano todo. Porém, devido aos surtos que têm ocorrido em alguns estados do país, o governo convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação do sarampo.

Segundo a enfermeira Karine de Oliveira, coordenadora de imunização da secretaria municipal de saúde de Iguatemi, a vacinação será feita indiscriminadamente dentro da faixa etária prioritária. Ou seja: mesmo as crianças que já receberam as duas doses poderão tomar uma terceira para assegurar sua proteção.

“O sarampo é uma doença que pode matar. E a vacina é a única forma de se prevenir contra ele. Os pais precisam entender a importância dessa campanha”, alerta Karine.

Vale lembrar que, independentemente dessa força-tarefa, o Ministério da Saúde disponibiliza duas doses do imunizante para todos até 29 anos de idade e uma dose única para aqueles entre 30 e 49 anos. Caso você não tenha recebido alguma delas, basta ir ao posto de saúde mais próximo e atualizar sua caderneta de vacinação.

A injeção é contraindicada apenas para gestantes, pessoas com imunidade baixa – causada por alguma doença ou medicação –, crianças expostas ou infectadas pelo vírus HIV e pacientes com história de crise alérgica grave após aplicação de dose anterior.

ZÉ GOTINHA – A campanha em Iguatemi contará com a participação do “Zé Gotinha” em todas as unidades de saúde, incluindo aquelas da área rural, como no Assentamento Nossa Senhora Auxiliadora que acontecerá no dia 21 de agosto.

“O Zé Gotinha irá distribuir muitos presentes para as crianças que vierem receber a vacinação, por isso, os pais devem estar atentos às datas da vacinação e não se esquecerem de levar o cartão de vacinação e do SUS” completou a coordenadora Karine.