Laboratório Municipal realiza testes de tipagem sanguínea na Escola Paulo Freire.

Publicado em: 04/07/2018 14:51
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: kidao

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Laboratório Municipal, realizou na manhã desta quarta-feira dia 4, testes de tipagem sanguínea com os alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Paulo Freire.

A Bioquímica, Karina de Azevedo, foi a responsável por esta ação conjunta entre a Secretaria de Saúde e a Escola Paulo Freire. Antes da tiragem de sangue, os alunos da professora de biologia Ana Ligia, receberam diversas explicações práticas e teóricas sobre os diversos tipos de sangue, possíveis doadores e como são feitos os testes para determinar o Fator RH se é positivo ou negativo.

Karina, também, fez questão de frisar a importância de todas as pessoas terem, em seus documentos, a identificação do tipo sanguíneo para que em caso de possíveis acidentes, que necessitem de transfusão de sangue, não sofram atrasos com testes de tipagem sanguínea. Ela é importante para   determinar o grupo sanguíneo de uma pessoa e que tipos de sangue ou derivados de sangue ela pode receber. Pessoas dos grupos A, B e O produzem naturalmente anticorpos que causam reações graves se receberem por transfusão sangue incompatível.