Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Atendimento: 2ª à 6ª, das 7:00h às 13:00h (MS)
(67) 3471-1130

Secretaria de saúde realizará campanha de prevenção ao câncer de colo uterino e de mama.


Publicado em: 06/03/2018 17:27
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Autor: Anailton Batista
Secretaria de saúde realizará campanha de prevenção ao câncer de colo uterino e de mama.

Os atendimentos serão realizados nos dias 10 e 24 de março nas unidades de saúde do município. É obr

A secretaria de saúde de Iguatemi estará promovendo nos dias 10 e 24 de março, a campanha de exames de coleta de preventivo de câncer do colo uterino e exames clínicos de mamas nas unidades de saúde do município. A campanha marca a passagem pelo mês da mulher, com o tema “Mulher – São teus também os outros 364 dias”.

Segundo a enfermeira Olavinda Souza, os horários de atendimento serão das 7h da manhã às 17h da tarde e as mulheres devem comparecer nas unidades de saúde com o cartão do SUS em mãos.

Exame Preventivo

O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolaou) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) no  dia anterior ao exame; evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.

É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Quem deve fazer e quando fazer o exame preventivo:

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que estão entre 25 e 64 anos de idade. Devido à longa evolução da doença, o exame pode ser realizado a cada três anos. Para maior segurança do diagnóstico, os dois primeiros exames devem ser anuais. Se os resultados estiverem normais, sua repetição só será necessária após três anos.