PREFEITURA RECEBE VENENO PARA O COMBATE AO CARAMUJO AFRICANO

Fonte/Agência: Comunicação Social
Autor: Renato Souza
PREFEITURA RECEBE VENENO PARA O COMBATE AO CARAMUJO AFRICANO

Veneno utilizado no combate ao Caramujo

A Prefeitura de Iguatemi, através do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Endemias recebeu, no dia 12, veneno para combate ao Caramujo Africano (Achatina fulica).

O contato com o caramujo ou com sua secreção pode causar um tipo de paralisia física e, inclusive, cegar a pessoa que teve contato direto com este molusco. Pode, também, causar a angiostrongilíase abdominal, doença caracterizada pelo comprometimento dos órgãos abdominais, especialmente na região do intestino grosso, além de outras enfermidades.

Em ato contínuo, os servidores da Vigilância Sanitária, empreenderam esforços para reduzir os casos de infestação em nosso município. Residências e terrenos baldios estão sendo visitados pelos Agentes de Endemias, para combate do molusco e erradicação do vetor transmissor de arboviroses (Dengue Chikungunya Zika).

De acordo com Paulo Amaral, Coordenador do Departamento de Vigilância Sanitária, a transmissão do verme ocorre através do consumo de alimentos contaminados pelo muco que o caramujo deixa à medida que se move, ou pela ingestão direta do molusco. “Como se alimentam de plantas, é fundamental lavar e desinfetar bem verduras e hortaliças, deixando-as de molho por 15 minutos a meia hora, em aproximadamente uma colher de água sanitária para 1 litro de água”, orienta. Outras medidas de prevenção são não ingerir o molusco, em hipótese alguma, e manter limpos os quintais das casas, retirando todo entulho e o mato, pois servem de abrigo para os caramujos.

Reclamações, sugestões, denúncias e informações, ligue: 3471 - 2777