COORDENADORIA DE DEFESA CIVIL DE IGUATEMI PARTICIPOU DE CURSO SOBRE A FORMAÇÃO DE CIDADES E CIDADÃOS RESILIENTES

Publicado em: 02/10/2017 12:29
Fonte/Agência: Comunicação Social
Autor: Renato Souza

Prefeita e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil durante entrega de certificados

Os membros da Defesa Civil de Iguatemi participaram de uma formação em Eldorado-MS, entre os dias 25 a 29 de setembro.  Os cursos oferecidos fazem parte do programa de capacitação em Defesa Civil de iniciativa da Secretaria Estadual de Governo por intermédio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que tem como Coordenador Estadual o Coronel BM Isaias Ferreira Bittencourt.

O Curso, de responsabilidade do Gerente de Ensino do Coronel BM João Alves Calixto, tem o objetivo de habilitar os participantes na formação, estruturação e operacionalização de coordenadorias municipais de proteção e Defesa Civil, bem como, a formação de cidades, comunidades e cidadãos resilientes atendendo as primícias estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) através do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Visa ainda habilitar os participantes a orientarem os seus municípios na obtenção de recursos destinados as obras preventivas de desastres. O referido curso contou ainda com a matéria do Curso de Capacitação de Agente Voluntário em Técnica de Combate a Incêndio Florestal.

Todo o material didático e equipamentos utilizados no curso foram fornecidos pela Coordenadoria Estadual, na ocasião foi feita a entrega a cada Prefeitura participantes uma barraca modular desmontável confeccionada com Lam de PVC reforçado, cor bege/cinza medindo 5,50 x 4,60 x 2,50 com estrutura metálica (modelo da ONU).

O curso faz parte de uma formação continuada da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil em parceria ONU/PNDU e CENAD/MI, tendo sido realizado também nos polos: Nova Andradina, Naviraí, Bataguassu.

A Prefeita Patricia Nelli Margatto participou nesta sexta-feira, dia 29, da cerimônia de entrega dos certificados aos alunos do Curso e, também recebeu da Coordenaria Estadual um colete na cor laranja da Defesa Civil. O Coordenador Municipal, Fabiano Marcolino, também recebeu um colete.

Estavam presentes de Eldorado: o Prefeito Agnaldo dos Santos, o Presidente da Câmara Anderson (Nenny), a Vice-prefeita Fabina Lourence e o Comandante do 12º SGBM, Capitão QOBM Jose Alison Pinheiro de Souza e o Secretário Municipal de Desenvolvimento de Japorã e Executivo do Consórcio Conisul, Walter J. Silva.

Participaram os municípios de: Iguatemi, Eldorado, Japorã, Itaquiraí e Tacuru. A equipe foi formada pelos instrutores: Cel. BM João Alves Calixto, TC BM Fabio Santo Coelho Catarinelli, ST PM Valter de Oliveira, SGT PM Luiz Penrabel, SGT BM Lyderson Oursley Francisco, sendo um total de alunos de 25 inscritos.