SECRETARIA DE SAÚDE DÁ INICIO AO GRUPO DE TRATAMENTO AO TABAGISMO GRATUITO

Autor: Renato Souza
SECRETARIA DE SAÚDE DÁ INICIO AO GRUPO DE TRATAMENTO AO TABAGISMO GRATUITO

Primeira reunião aconteceu na UBS Auxiliadora

Todos os anos, mais de sete milhões de pessoas morrem em todo o mundo vítimas de doenças relacionadas ao consumo do tabaco. O número da Organização Mundial da Saúde (OMS) que alerta para o combate ao tabagismo, que aumenta o risco do desenvolvimento de cardiopatias, câncer e diabetes.

A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde deu início aos grupos de abordagem e tratamento ao tabagismo. A Primeira reunião aconteceu nesta terça-feira, dia 26, na Unidade de Saúde do Assentamento Auxiliadora.

Coordenado pela Enfermeira Olavinda Sousa, com a participação da médica Graziela Bastos Machado, da psicóloga Bianca Ranghetti, e a equipe da UBS Auxiliadora, o objetivo do grupo é auxiliar fumantes a superar a dependência do tabaco. A abordagem dos pacientes começa com quatro sessões para avaliar a relação com o tabaco e definir o tratamento, além de verificar fatores que contribuem para o desejo pelo tabaco, como depressão e ansiedade.

"A nicotina, presente no cigarro faz com que o paciente substitua situações do seu dia a dia pelo prazer que a substância proporciona. O grupo de apoio vai fazer com que ele encontre novas alternativas para melhorar a qualidade de vida", explica a Coordenadora Olavinda.

Superar a dependência, portanto, pode trazer inúmeros benefícios para a qualidade de vida, sobretudo na redução do risco de desenvolvimento dessas doenças. Depois de três semanas sem fumar, a respiração e a circulação sanguínea ficam mais fáceis. Já um ano depois, o risco de morte por infarto cai pela metade. Com dez anos sem fumar, essa possibilidade se iguala a de pessoas que nunca fumaram.