PREFEITA VISITA USINA DE ITAIPU EM BUSCA DE MELHORIAS AMBIENTAIS

Autor: Renato Souza
PREFEITA VISITA USINA DE ITAIPU EM BUSCA DE MELHORIAS AMBIENTAIS

Visita técnica a Usina de Itaipu em Foz do Iguaçu-PR

A Prefeita Patricia Nelli Margatto, juntamente com a Gestora de Convênios, Djoice Zanetti, do Diretor do Departamento de Meio Ambiente, Edmar Boller e do Presidente do Sindicato Rural, Márcio Margatto, visitaram a Usina Itaipu Binacional, na cidade de Foz do Iguaçu-PR, nesta terça-feira, dia 29.

Vários Prefeitos da região também estiveram presentes na visita técnica, organizada pelo Consócio CONISUL, cujo Presidente é o Prefeito de Japorã, Vanderlei Bispo.

O objetivo da visita era elencar os problemas dos municípios que integram o CONISUL com recursos hídricos, buscando auxilio técnico para importantes questões ambientais relacionadas aos rios, córregos e nascentes, importantes afluentes do Rio Paraná, que é fonte de geração de energia para a Usina.

No encontro também foi abordado o fato dos rios, que fazem parte da bacia hidrográfica dos municípios do Conisul, serem de extrema importância para prolongar a vida útil da Itaipu, que hoje está estimada em 130 anos.

E, buscando parceria técnica com a Binacional, os municípios foram contemplados com mudas de árvores que serão utilizadas para promover a proteção das margens dos rios, córregos e nascentes dos afluentes do Rio Paraná.

O Consórcio CONISUL envia na próxima semana uma Carta de Intensão para formalizar um termo de parceria que terá como objetivo formalizar um Termo de Cooperação para atuar na Educação Ambiental visando atender os 14 municípios que constituem o CONISUL. De acordo com o Coordenador de Planejamento para o CONISUL Walter J. Silva, “a Itaipu Binacional é a maior empresa em educação ambiental do país e possui uma gama de ações e projetos voltados a proteger o meio ambiente e os municípios do CONISUL estão hoje dentro das áreas que impactam diretamente na qualidade da água do reservatório de Itaipu por isso o interesse é se ambos nesta ação”.

“Estou muito feliz em estar aqui hoje, me preocupo com essa importante causa, afinal, cuidar dos rios afluente, tão importantes para nossos municípios, é cuidar do futuro da Usina, cuidar do futuro da nossa energia elétrica”, comentou a Prefeita Patricia.