SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA REUNIÃO COM BENEFICIÁRIOS DO “BOLSA FAMÍLIA”.

Publicado em: 11/08/2017 11:35
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: Kidão

Com o objetivo de orientar e esclarecer direitos e deveres das famílias que fazem parte do Programa “Bolsa Família", a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS, realizou nesta quinta-feira dia 10, reunião no Ginásio de Esportes.

De acordo com a Coordenadora do programa, Maria Emília, é indispensável a realização de duas reuniões por ano. Estiveram presentes, a esta reunião, 463 beneficiários e, todos assinaram a Lista de Presença. O programa, atualmente, conta com 1000 (mil) famílias cadastradas em nosso Município.

O programa de transferência direta de renda, é direcionado às famílias de baixa renda, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade. O “Bolsa Família, busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas pelo programa.

O cadastramento é um pré-requisito, mas não implica na entrada imediata das famílias no programa, nem no recebimento do benefício. Mensalmente, o MDS – Ministério do Desenvolvimento Social seleciona, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas para receber o benefício.

A Prefeita Patrícia Nelli Margatto, falou aos presentes, da importância do programa e agradeceu à todos. Na sequência, falou o Chefe do Departamento de Assistência Social, Wagner Adriano, representando a Secretária Municipal de Assistência Social Chrislayne Giovana Martins.  A responsável pelo Bolsa Família, Maria Emília, Enir Ribeiro da Secretaria de Educação e Euzira Coutinho da Secretaria de saúde, alertaram para o cumprimento das obrigações exigidas. Tais como: o Responsável Familiar deve garantir a frequência escolar de crianças e adolescentes e manter em dia todas as atribuições relacionadas à saúde da família. Confira agora as regras do Bolsa Família.

-Manter em dia o cartão de vacinação das crianças entre 0 e 7 anos;

-Realizar o acompanhamento médico da saúde das mulheres entre 14 a 44 anos;

-Garantir pelo menos 85% de frequência escolar a crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, e pelo menos 75% a adolescentes de 16 a 17 anos;

-As gestantes devem comparecer às consultas de pré-natal agendadas pelo Ministério da Saúde;

-As mães em período de amamentação devem ir às atividades educativas promovidas pelo Ministério da Saúde que abordam temas sobre o aleitamento materno saudável.

Presentes também, ao evento, a Secretária de Governo Ivoni Pelegrinelli, a Secretária de Administração Kely Maccari e a Secretária de Educação Suzana Trevizan e, vários servidores, que fazem parte, deste importante programa social.