PROJETO FLORESTINHA REALIZA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA 2550 ALUNOS EM ESCOLAS DE IGUATEMI

Publicado em: 26/06/2017 12:35
Fonte/Agência: Comunicação Social
Autor: Renato Souza

Prefeita Patricia e Secretários Municipais prestigiaram o Projeto

O Projeto também atendeu a idosos do Conviver, CRAS e Crianças do Novo Olhar

A Polícia Militar Ambiental apresentou um projeto aos Promotores de Justiça do Ministério Público Estadual de sete municípios da fronteira, para uma parceria com o objetivo de realizar atividades de Educação Ambiental em escolas públicas, privadas e outras instituições, em Sete Quedas, Iguatemi, Eldorado, Paranhos, Japorã, Mundo Novo e Tacuru.

Aprovado o Projeto, os trabalhos iniciaram-se no município de Iguatemi. Entre os dias 19 até 24 de junho, as crianças e adolescentes do Projeto Florestinha da Capital realizaram trabalhos de Educação Ambiental na cidade, trabalhos estes, que contam também com parceria da Prefeitura de Iguatemi, bem como da empresa MS GAS, que é parceira no Projeto de Educação Ambiental.

Foram atendidos 2550 alunos de escolas do município, inclusive, algumas escolas rurais. Além dos estudantes, foram atendidos os idosos do Centro de Convivência e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Os trabalhos de Educação Ambiental são executados em forma de oficinas didáticas com as seguintes temáticas:
1. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.

3. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.
4. Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.

5. Casa da Energia – Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.
6. Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.

Ao final dos trabalhos são entregues aos professores, folhetos com os temas discutidos nas oficinas fornecidos pela empresa MSGAS, para que eles deem continuidade às informações, por meio da Educação Ambiental formal. A ideia é que os alunos entendam que o ambiente é um sistema complexo e interativo, em que qualquer ente afetado, prejudica outros em cadeira, gerando desequilíbrios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano.

Os trabalhos em Iguatemi foram desenvolvidos pela Policial Miliar Ambiental Mari, Professora Jeyce, juntamente com os alunos são João Pedro Nascimento da Silva e Murilo.

A Prefeita Patricia Nelli Margatto, e os Secretários Municipais: Delso Adelfo Sovernigo (Desenvolvimento Econômico), Susana Trevizan Bucioli (Educação) e Chrislayne Giovanna Martins (Assistência Social) participaram das atividades, acompanhando os trabalhos, sendo inclusive, presentados pela Policia Militar Ambiental com uma camiseta do Projeto.

Salienta-se também o empenho da bióloga municipal, Sirlei Aparecida Costa, em trazer o Projeto para Iguatemi, “este projeto é muito importante para nossas crianças, é preciso desenvolver em cada um o interesse pelas causas ambientais, e a infância o melhor momento para isso”, comentou Sirlei.

A Prefeita Patrícia agradeceu a Policia Ambiental e comemorou o desenvolvimento do Projeto em Iguatemi, “é motivo de muita alegria para nós, podermos receber este projeto tão importante no estado, gostaria de agradecer também a toda Policia Militar Ambiental pela parceria e por prontamente nos atender”, destacou a Chefe do Executivo.

Texto com contribuição da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar Ambiental, Tenente Coronel Queiroz