NASF REALIZA MOBILIZAÇÕES EM RAZÃO AO DIA MUNDIAL SEM TABACO

Autor: Renato Souza
NASF REALIZA MOBILIZAÇÕES EM RAZÃO AO DIA MUNDIAL SEM TABACO

Através do NASF, ações marcaram o Dia Mundial Sem Tabaco

A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) promoveu nesta terça-feira, 31 de maio, uma mobilização na Avenida Presidente Vargas, onde pedestres, motoristas, bem como, o comércio local foram abordados com a entrega de panfletos orientativos em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco.

Os trabalhos do NASF por meio destas ações visam despertar a conscientização de toda a população sobre os males causados pelo tabagismo.

“Estamos trabalhando a data de combate ao fumo de uma forma simples, mas com uma grande importância. Dessa forma queremos sensibilizar a sociedade de que o fumo traz graves consequências à saúde”, enfatizou a Coordenadora Olavinda Sousa.

A Secretaria Municipal de Saúde, Jakeline Giaretta Motta também participou das ações. “O cigarro tem 7.750 substâncias tóxicas, sendo 50 cancerígenas, e o vício é muito forte, estando abaixo apenas do craque, por isso ações de conscientização como esta são muito importantes”, finalizou Jakeline.

DIA MUNDIAL SEM TABACO - O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado anualmente em 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. A epidemia global do tabaco mata quase 6 milhões de pessoas por ano. Destas, mais de 600 mil são fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes). Se nada for feito, estão previstas mais de 8 milhões de mortes por ano a partir de 2030. Mais de 80% dessas mortes evitáveis atingirão pessoas que vivem em países de baixa e média rendas (Fonte: INCA).