MUNICIPIO PROMOVEU CAMPANHA CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Publicado em: 26/05/2017 17:04
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: José Elias (Kidão)
MUNICIPIO PROMOVEU CAMPANHA CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Várias Ações durante marcaram o mês de Março

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CREAS, realizou a campanha de enfrentamento à Violência contra a Criança e Adolescente. Os trabalhos iniciaram-se no dia 8 de maio, Aniversário de Iguatemi, ocasião em que a equipe do CREAS realizou panfletagem para os pais das crianças, além de atividades como desenhos para colorir e pintura no rosto Com o auxílio dos adolescentes da Igreja Congregacional, houve apresentação de vídeos, com tema proteção e autodefesa, referentes ao assunto, entrega de sementes de margarida para crianças com explicação do porquê da flor e como cultivar.

Do dia 15 a 18 de maio, as ações foram desenvolvidas com as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Novo Olhar. Vários vídeos foram mostrados às crianças de acordo com a faixa etária dos mesmos, nos   dias 15,16 e 17, com palestra sobre o assunto e também atividades com desenhos e cartazes. Como incentivo, os trabalhos mais criativos foram analisados pela equipe técnica do CREAS, que ofertou aos primeiros colocados 04(quatro) Tabletes.

A equipe do CREAS, realizou, também, entrega de panfletos informativos e bótons que foram usados no 18 de maio “Dia Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O material foi entregue: à rede de ensino regular, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Ministério Público, Pronto Atendimento Municipal, Unidades Básicas de Saúde, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social e UNIFIG. Participaram da entrega dos materiais, a equipe do CRAS no Assentamento Rancho Loma e o Conselho Tutelar, no Assentamento Nossa Senhora Auxiliadora.

As ações são voltadas ao entendimento do direito à proteção sexual. O mês de maio é um momento de chamar a atenção, e o auge da campanha foi o dia 18, data que ficou marcada, em alusão à morte da criança Araceli Santos, vítima de sequestro, estupro e assassinato no ano de 1973, em Vitória, Espírito Santo.

“A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a participação da sociedade nas campanhas, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor”.

Foram realizados teatros de fantoche com todos os Centros de Educação Infantil e Escolas Municipais de Educação Infantil, ABL e Ativa para abordar o tema nos dias 22 e 23, e a distribuição de copos para todas as crianças.

Durante toda semana foi exibido um vídeo, sobre o tema, na Lotérica do município, sensibilizando a população quanto ao combate e denúncia do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Parabéns aos coordenadores, e a todos os envolvidos direta ou indiretamente nos trabalhos desenvolvidos nesta importante campanha que procura proteger nossas crianças e adolescente.