ESCOLA ESTADUAL MARCILIO AUGUSTO PINTO APRESENTA PROJETO: COMBATENDO O AEDES AEGYPTI DE FORMA SUSTENTÁVEL

Publicado em: 04/05/2017 09:40
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Autor: Renato Souza

Apresentação do Projeto na Escola Estadual MAP recebeu autoridades do Município

As Secretárias Municipais: Jackeline Giaretta Motta (Saúde), Susana Trevizan Bucioli (Educação) e Ivoni Nabhan Pelegrinelli (Governo), o Secretário de Desenvolvimento Econômico Delso Sovernigo, juntamente com a equipe de Combate à Dengue e Controle de Endemias de Iguatemi e Professores, participaram, nesta terça-feira, dia 02, da apresentação do projeto “Combatendo o Aedes Aegypti de Forma Sustentável”, que aconteceu na Escola Estadual Marcilio Augusto Pinto.

O Projeto de iniciativa da Professora de Ciências e Biologia, Cleni Izabel Walczynski, é desenvolvido na Escola desde janeiro de 2016, através da conscientização e do cultivo da planta crotalária. As sementes da já citada planta, foram trazidas pela referida Professora do Rio Grande do Sul, que iniciou o trabalho com alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental.

Toda a comunidade escolar foi mobilizada, montando kits contendo sementes, a explicação de plantio e de benefícios desta planta. A divulgação foi realizada na rádio local e nas redes sociais e os kits, desde então, estão sendo distribuídos gratuitamente na escola para toda a população do município.

As flores da crotalária atraem a libélula, que coloca seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes, os ovos viram larvas, e, caso haja no local larvas do Aedes, elas serão “comidas” pelas larvas da libélula. Além disso, a própria libélula quando adulta se alimenta do mosquito transmissor da chikungunya, zika vírus e dengue.

“Em 2015 tivemos 1330 casos de dengue registrados em nosso município. No ano de 2016, após o desenvolvimento do projeto, tivemos 110 casos. Acreditamos que podemos zerar o índice da doença”. Pontua a Professora Cleni.

Durante todo o ano letivo são trabalhadas várias atividades, como eliminação de focos, teatro de fantoches, dentre outros, conscientizando os estudantes de todos os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. “Acreditamos que a educação, o compromisso da população juntamente com boas ideias, são fundamentais”. Finalizou a Professora.

“Levarei está excelente iniciativa à Rede Municipal de Ensino também”. Comemorou a Secretária de Educação Susana.

“A Escola, a Professora e os alunos estão de parabéns, vamos divulgar e apoiar esta ideia na Secretaria de Saúde também”. Esclareceu a Secretária Jackeline.

“Trago uma mensagem especial da Prefeita Patricia, uma mensagem de apoio e congratulação pela brilhante iniciativa estamos juntos esta luta também é nossa”. Finalizou a Secretária de Governo Ivoni.