Chuvas voltam a causar destruição, transtorno e prejuízos em Iguatemi.

Publicado em: 10/05/2016 12:10
Fonte/Agência: Anailton Batista- Assessor de Imprensa
Chuvas voltam a causar destruição, transtorno e prejuízos em Iguatemi.

Em apenas 48 horas choveu equivalente à 260 milímetros de chuvas em Iguatemi e isso fez com que os estragos da última temporada de chuvas que ainda estavam em recuperação se ampliassem, deixando o município numa situação ainda mais emergente.

Na manhã desta segunda-feira (19) a Defesa Civil do município divulgou Nota sobra a análise feita in loco dos pontos mais críticos da recém pavimentada MS 180 onde foi registrado deslizamento parcial da pista, nos trechos do Km 15, Km 30, Km 44 e Km 46. Nestes locais formaram-se erosões e crateras nas laterais da pista que chegam à aproximadamente 5 à 6 metros de profundidade. Estes locais estão sendo monitorados pela Defesa Civil.

A coordenação regional do Governo do Estado foi acionada pelo município que informou que o engenheiro chefe da AGESUL (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de MS) Stefano de Brida que acionou a empresa responsável pela manutenção da rodovia e determinou providencias imediatas.

Já no rio Panduí, localizado na estrada vicinal “do Chiquilim” e propriedades vizinhas, atingiu níveis emergenciais, considerando que as águas estão passando por cima da ponte. Este trecho foi recentemente recuperado pela prefeitura de Iguatemi através de uma parceria com o Governo do Estado.

ROMPIMENTO DE BARRAGEM:

A barragem do Balneário Piraí, na antiga Usina Piraí, situada às margens da Rodovia MS-295, não suportou o volume de água, transbordou e pode ameaçar a segurança de quem trafegar pela “Guaira-Porã” no trecho que liga as cidades de Iguatemi a Eldorado.

O volume de água acumulado pelos cerca de 260 milímetros de chuva registrados naquela região em 48 horas fez com que se rompesse a lateral esquerda da barragem e o lado direito também já estaria comprometido.

A preocupação da Defesa Civil de Iguatemi, que monitora a situação é que a barragem se rompa de vez, já que as chuvas continuam caindo em toda a região e os escombros de concreto bem como o volume de água atinjam e causem danos na estrutura da ponte sobre a MS-295, colocando em risco os usuários da rodovia que é a principal via de acesso a diversos municípios da faixa de fronteira, no Cone Sul de Mato Grosso do Sul. Até o momento não houve nenhum dano na ponte e a trafegabilidade segue normal no local.

A barragem da usina foi construída no ano de 1968 e forneceu energia para o município (antiga vila sacarão, hoje Iguatemi) por 18 anos, vindo a ser desativada após a chegada da energia produzida na hidrelétrica de Itaipú. Transformada em parque natural municipal, o lago da barragem é o principal ponto turístico do município.

O prefeito municipal José Roberto Felippe Arcoverde está em viagem à Brasília onde participa da XIX Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios e também protocola projetos de interessa do município e no momento em que ficou sabendo do rompimento da barragem determinou que as equipes técnicas do município façam uma avaliação dos estragos. Ele também contatou o Governo do Estado para informar sobre os riscos do rompimento total que pode causar prejuízos na estrutura da ponte sobre o crórrego Piray na MS 295.

A Defesa Civil de Iguatemi está acompanhando todos os pontos atingidos pelas chuvas, realizando levantamentos técnicos dos estragos.