UPL de Iguatemi é transformada em Cooperativa de Trabalhadores de Recicláveis.

Publicado em: 29/02/2016 13:29
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação
UPL de Iguatemi é transformada em Cooperativa de Trabalhadores de Recicláveis.

Em 26 de Novembro de 2015, foi realizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, a Criação da Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Iguatemi (COOPERCI), com a Elaboração da Ata de Criação e aprovação do Estatuto.

A cooperativa é formada por 11 cooperados que já trabalhavam na Unidade de Triagem (Reciclagem) e tem como objetivo a defesa econômico-social de seus cooperados com a consecução das atividades na área de coleta, separação, reutilização, industrialização, prestação de serviços de educação ambiental e comercialização de produtos recicláveis em geral.

A prefeitura municipal de Iguatemi, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico está fornecendo todo suporte na criação, documentação e suporte técnico tais como bióloga, contabilidade, advogados para realizar o registro na Junta Comercial e aluguel de maquinários, adaptação e regularização

A prefeitura também está contribuindo com a reforma do local que pertente ao próprio município, para que os mesmos possam realizar o trabalho de separação dos materiais recicláveis, ocorrendo assim uma diminuição de lixo a ser depositado no aterro sanitário e gerando emprego e renda para todas estas famílias.

Em dezembro de 2015 houve uma capacitação para os cooperados sobre Cooperativismo, afim de que estes saibam sobre a função, benefícios e valorização do cooperado junto à comunidade.

Através de uma parceria entre o Município, Cooperativa e a Tetra Pak, a Cooperativa foi inserida na Rota da Reciclagem da empresa Tetra Pak. Todo material separado será vendido e divido em partes iguais entre os seus cooperados, cumprindo-se assim a função econômico-social.

“Para nós é uma satisfação muito grande em ver consolidada esta meta de criação da primeira cooperativa de trabalhadores em recicláveis da nossa cidade, contribuindo com a qualidade de vida da população e gerando renda para várias famílias e é apenas o início de um grande projeto econômico, social e ambiental em nossa cidade” avaliou o prefeito Zé Roberto.

Com a liberação do registro na Junta Comercial de MS, a Cooperativa espera agilizar os trabalhos e também promover a geração de emprego e renda para todos os cooperados.