Centro Controle de Endemias concluiu primeira fase da campanha de combate à Dengue e começa a expedir multas.

Publicado em: 06/01/2016 13:50
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação

A secretaria municipal de saúde de Iguatemi através do Centro de Controle de Endemias (CCE) acaba de concluir neste dia 6 de janeiro a primeira e importante fase da campanha de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Virus.

Esta fase consistiu em visitas domiciliares em todos os imóveis urbanos e à proprietários de terrenos baldios com ações de prevenção e eliminação de possíveis focos de criadouros do mosquito.

Também foram feitas, através de mutirão, orientações aos moradores sobre os métodos de identificação e eliminação dos locais com água acumulada, propícios para a criação das larvas do mosquito transmissor destas três perigosas doenças. Durante a madrugada, o carro do “fumacê” passou por todos os bairros, borrifando o produto de combate ao mosquito.

De forma veemente, nas residências ou terrenos baldios onde foram encontradas larvas do mosquito Aedes Aegypti, os proprietários foram notificados com prazo para eliminação do foco, sujeito à multas que podem chegar à R$ 742,40 para infrações consideradas “gravíssimas”.

Para o coordenador do CCE – Paulo do Amaral, a participação da população é fundamental, pois 80% dos focos do mosquito são encontrados dentro dos imóveis particulares, o que torna ainda mais difícil o combate, sendo crucial a participação e colaboração de todos os cidadãos iguatemienses.

A próxima fase, que inicia nesta quarta-feira (6), consiste em emissão de multas e a intensificação do combate no interior das residências. Para isso, a secretaria municipal de saúde designou uma grande força tarefa com os servidores do setor e adquiriu três novas máquinas motorizadas portáteis para distribuição através de fumacê, que garantirá mais eficácia no combate aos mosquitos.

“Estamos empenhados em eliminar o mosquito aedes aegypti e não terá exceções para aqueles que descumprirem a Lei que obriga o cumprimento do dever de todo cidadão no combate aos focos que servem para criação e proliferação do mosquito” garantiu o coordenador do CCE – Paulo do Amaral.