Prefeitura de Iguatemi inicia trabalhos de recuperação de pontes e galerias no Assentamento Auxiliadora.

Publicado em: 05/01/2016 13:16
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação

Uma chuva de 140mm em apenas uma noite foi o suficiente para que os rios localizados no assentamento Nossa Senhora Auxiliadora, distante 62 km da sede urbana do município, subissem mais de 4 metros em poucas horas no último domingo (3). Com isso, represas, açudes e curvas de níveis das lavouras não suportaram e estouraram para dentro dos rios e córregos da comunidade.

A força das águas foi tanta que pontes e galerias foram levadas pelas águas, impedindo a passagem pelo principal acesso do Assentamento, no córrego Jaguarão.

A ação da secretaria de obras foi imediata para garantir a entrada e saída dos moradores daquela localidade.

O prefeito municipal determinou que seja feita uma nova ponte no Rio Jaguarão que é a “porta de entrada” do Assentamento, o que deve acontecer já nos próximos dias.

Uma parceria com o proprietário da fazenda Santa Alice, vizinha do Assentamento está garantindo o acesso ao local, também ligando o Assentamento à rodovia MS-180, num trecho de apenas quatro quilômetros.

O chefe operacional da secretaria de obras, “Gaúcho Preto” acompanhado do coordenador da equipe de manutenção de estradas rurais Alecindo Veloso e o vereador que representa comunidade Carlinhos Magro estiveram conversando com o ruralista Luiz Antonio de Moraes que autorizou a passagem dos moradores e veículos de saúde por dentro da sua propriedade.

Outra ponte atingida pela força das águas foi a que liga o núcleo urbano do Assentamento à região conhecida como “Egito”. Esta não cedeu na sua estrutura, mas a cabeceira da ponte deslizou, isolando aquela região. Neste trecho os serviços começam nesta quarta-feira e será liberado em aproximadamente dois dias.

EQUIPE DE RECUPERAÇÃO:

A secretaria de obras e infraestrutura está enviando hoje (5) para o Assentamento Auxiliadora, uma equipe de servidores e maquinários, composta por 3 caminhões trucks basculante, uma pá-carregadeira, uma patrola, um rolo compactador e uma retroescavadeira que serão utilizados nas recuperações das estradas e pontes.

A previsão de conclusão das obras da principal ponte será de aproximadamente trinta dias, com recursos próprios do município.

“O problema das chuvas é grave em nossa cidade e a zona rural é ainda mais castigada. No entanto estamos atentos e tomando providencias ágeis para garantir as boas condições de tráfego para a nossa população” destacou o prefeito municipal José Roberto Felippe Arcoverde.