Prefeito e vereadores conquistam com Governador a vinda de máquinas para recuperação das estradas rurais.

Publicado em: 10/12/2015 19:00
Fonte/Agência: Anailton Batista - Assessoria de comunicação

Foram inúmeras as ações desenvolvidas, em parceria entre a prefeitura de Iguatemi, Defesa Civil municipal e Câmara de Vereadores, a fim de buscar apoio do Governo do Estado e Governo Federal para recuperação das estradas rurais, pontes e galerias. Também foram vários os serviços de levantamento fotográfico e de dados técnicos coletados pelas equipes do município, que originou num completo relatório dos estragos impactados pelas chuvas ininterruptas de praticamente um mês.

Houve ocasiões em que o prefeito, a vice-prefeita e vereadores receberam pessoalmente o Governador Reinaldo Azambuja durante sobrevoo na região quando ele pousou em Iguatemi.

Em outra oportunidade, técnicos da Defesa Civil e o presidente do Legislativo estiveram com o Governador Azambuja e o Ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi em Amambai, onde aconteceu uma audiência pública envolvendo os catorze municípios que decretaram “Estado de Emergência” em decorrência dos estragos provocados pelas fortes chuvas.

Também foram várias as reivindicações levadas ao conhecimento do Governador do Estado, bem como de secretários de estado e órgãos da União e todos estes esforços resultou em um resultado muito positivo para a população de Iguatemi, principalmente aquela residente na área rural.

Ocorre que, após as reuniões e conversações com o Governo do Estado e da União, envolvendo os órgãos responsáveis pela busca de apoio na recuperação do município, começou a chegar o esperado e solicitado socorro do Estado.

Na manhã desta sexta-feira (11), esteve no gabinete do prefeito municipal, o sócio proprietário da empresa Santa Cruz – Construtora e Terraplanagem – José Ricardo de Carvalho, empresa esta que foi enviada pelo Governo Estadual para realizar, juntamente com a coordenação municipal, os serviços considerados “pontos críticos”, o que deve iniciar já a partir desta segunda-feira (14).

As máquinas e caminhões começam a chegar neste sábado (12) e ficarão pelo tempo que for necessário para realização dos trabalhos.

São 5 caminhões basculantes, 1 escavadeiras hidráulica, 2 motoniveladoras e 1 pá-carregadeira.

A conquista foi comemorada por todos os presentes na sala do chefe de gabinete da Casa Civil do Governo do Estado – Flávio Brito Neto, na manhã da última quinta-feira (10) quando esteve presente a comitiva de Iguatemi, liderada pelo prefeito municipal José Roberto Felippe Arcoverde e pelo Presidente da Câmara Jesus Milane de Santana acompanhado dos vereadores Edson Barbosa, Valdemar, Nei Santana, Miriam, Ricardo Ribeiro e Maycon Munhol. O vereador Carlinhos Magro justificou a ausência devido estar em viagem à Brasília, na sede do INCRA e a Vereadora Patrícia Margatto não esteve presente nesta ocasião. Também acompanhou a reunião, o controlador geral do município, Wesler Cândido da Silva e o coordenador regional do Governo – Cilimar Cazelli que intermediou as articulações entre os municípios da região e o Governo Estadual.

A prioridade, segundo o prefeito, que ficou definida na reunião será os pontos mais críticos, definidos pela equipe da prefeitura de Iguatemi, que estão intransitáveis ou bloqueados. Os serviços iniciarão pela região do “Bolichão” e se estenderão a vários outros pontos a serem recuperados.

Iguatemi conta com mais de 1,6 Mil (mil e seiscentos) quilômetros de estradas rurais, onde algumas delas são rodovias estadualizadas e com isso o desafio se torna ainda maior. São mais de 40 pontes, em sua grande maioria de madeiras e diversas galerias.

O prefeito destacou que está sendo convocada uma reunião com os fazendeiros para tratar da participação dos mesmos nos serviços de recuperação das estradas. “O apoio dos proprietários rurais é fundamental, visto que serão necessárias ações dentro das propriedades para a realização dos trabalhos” disse Zé Roberto. Ele também enalteceu o grande esforço do Governador Reinaldo Azambuja em estar enviando apoio a todos os municípios atingidos, demonstrando a competência e sensibilidade do governo em relação às chuvas na região sul do estado. “A vinda do governador pessoalmente para sobrevoar Iguatemi e região mostra que o governo está comprometido com a nossa região, tanto é que o resultado já está sendo demonstrado na prática com o envio das equipes para realizar a recuperação das estradas em nossa cidade. Só temos à agradecer” avaliou o prefeito de Iguatemi

Zé Roberto destacou ainda a força do consórcio Conisul, o consórcio entre os municípios da região Conesul presidido pelo prefeito de Amambai Sérgio Barbosa que, desde o início das chuvas tomou a frente das negociações entre municípios e governo, resultando na vinda do Governador e ainda do Ministro da Integração do Governo Federal

Os trabalhos também contam com a participação do Sindicato Rural Patronal, que intermedia as conversações com os ruralistas e ainda auxilia nas informações do meio rural.

Preliminarmente, ainda não existem prazos para conclusão dos trabalhos mas a população a ser beneficiada já comemora o anúncio do início dos trabalhos na extensa área rural iguatemiense.