Pescadores amadores limparam as margens e plantaram mudas de arvores no Rio Iguatemi neste fim de semana.

Publicado em: 21/09/2015 13:41
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação

Aconteceu neste domingo (20) em Iguatemi, a edição 2015 do “Rio Mais Limpo” com a limpeza das margens de um dos maiores rios da região - o Rio Iguatemi. Também houve a distribuição de mudas de árvores nativas para o reflorestamento em vários pontos do rio.

Participaram do evento, diversos pescadores amadores que anualmente realizam a coleta de lixos e objetos deixados pelas pessoas que frequentam os pontos de pescas.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e coordenado pela bióloga e chefe do departamento de Meio Ambiente – Sirlei Aparecida Costa Souza. Também participaram da ocasião membros representantes da Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, CORIPA (Consórcio Intermunicipal para conservação do remanescente do Rio Paraná e áreas de influencia) e do ICMBio - (Instituto Chico Mendes). A Itaipú Binacional enviou técnicos para participação no evento e também foi a grande apoiadora com materiais e colaboração dos seus técnicos.

Foram retirados aproximadamente 120 quilos de lixos, entre elas garrafas pets, de vidro, plásticos, ferros entre outros objetos que poluem o rio e o meio ambiente das suas margens.

“Percebemos que o Rio Mais Limpo está trazendo inúmeros benefícios para o nosso Rio Iguatemi, pois a cada ano o volume de lixos recolhidos das suas margens tem sido menor, prova de que os próprios pescadores amadores estão tendo consciência de manter sempre limpos os acampamentos de pescas ao longo dos trechos do nosso Rio” avaliou o secretário da área Jean França que também participou do evento.

O Rio Iguatemi nasce na cidade de Aral Moreira, passa pelos municípios de Coronel Sapucaia, Paranhos, Amambai, Sete Quedas, Tacuru, Japorã, Iguatemi, Eldorado e Mundo Novo, desaguando no Rio Paraná no município de Guaíra e é de suma importância para a geração de energia feita pela usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu no Estado do Paraná.