Controle de Endemias alerta para risco de epidemia de Dengue em Iguatemi.

Publicado em: 17/09/2015 12:49
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação
Controle de Endemias alerta para risco de epidemia de Dengue em Iguatemi.

Iguatemi registrou um dos maiores índices de casos de Dengue nos últimos doze meses, segundo relatório do Centro de Controle de Endemias do município. Com risco de reincidência da epidemia, a secretaria municipal de saúde através da coordenação do controle vetores está preocupada com a possibilidade de que neste ano o mosquito transmissor da doença possa ser novamente o protagonista de um alarmante cenário que desponta para inúmeros casos em Iguatemi devido às ultimas chuvas que originou incontáveis possíveis focos de criadouros do aedes aegypti, que também é o transmissor de outras doenças como a febre chikungunya e o zika virus.

Indo na contramão desta situação, o município de Iguatemi está realizando ações envolvendo diversos segmentos da sociedade a fim de integrar iniciativas para conscientizar e combater os focos que servem para criadouro do mosquito.

Na manha desta quinta-feira (17), estiveram reunidos os representantes da saúde, das escolas da rede municipal e estadual de ensino. A reunião foi conduzida pelo coordenador da CCE – Paulo do Amaral com a presença da secretária de educação Julice Ravagnani, das diretoras das escolas municipais Salvador Nogueira – Sonia Trevizan e Tancredo Neves - Maria Edina Xavier, da educação infantil Itamara Bastos, do assessorde comunicação da prefeitura Anailton Batista além de representantes das escolas estaduais MAP através da professora Cleni Walczynski e 8 de Maio pelo professor Antenor Oliveira.

Segundo o coordenador do Controle de Endemias Paulo Amaral, a situação é muito preocupante, visto que as equipes de controle de vetores constataram diversos focos de criadouros e a população, bem como os órgãos públicos deverão ter maior envolvimento, senão a epidemia será inevitável. “Vamos realizar palestras nas escolas a fim de que os alunos possam ser nossos agentes em suas casas, pois eles tem este poder de cobrança para que seus pais mantenham limpos seus quintais e sem locais com água parada e somente com a união de esforços poderemos evitar novos casos de dengue em nossa cidade” avaliou o coordenador.

Ele também ressaltou que a legislação será aplicada e de forma rigorosa para aquelas pessoas que não mantiverem limpos seus quintais, mas que o poder público também deverá fazer sua parte, mantendo limpa a cidade e coletando de forma eficaz o lixo urbano domiciliar.

A secretaria municipal de educação irá divulgar o cronograma de palestras a serem realizadas nas escolas e com isso espera uma grande adesão da população no combate efetivo e contínuo a dengue em nossa cidade. “O que nos precisamos entender, de uma vez por todas é que a Dengue mata e se não agirmos com a prevenção infelizmente nos teremos novamente casos da doença em nosso município. Somente com a participação de toda sociedade nos poderemos vencer essa luta” completou a secretária de educação do município.

As ações envolvem ainda o Ministério Público Estadual e secretarias municipais, dando mais força aos trabalhos a serem realizados.