Temporal com granizo provocou estragos em Iguatemi e população recebe socorro da prefeitura.

Publicado em: 08/09/2015 08:32
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação

O feriado de independência em Iguatemi, no Cone Sul do Estado foi marcado pela passagem de uma tempestade com granizo que trouxe destruição e pânico na população. Por aproximadamente quinze minutos, vento forte e pedras de gelo com “o tamanho de um limão” perfurou coberturas de casas, atingiu carros e destruiu antenas parabólicas.

Os prejuízos, segundo levantamento da Defesa Civil do município podem ultrapassar 1 Milhão de reais.

O prefeito municipal José Roberto Felippe Arcoverde Decretou “Estado de Emergência” e na primeira hora do dia ele convocou uma reunião com todos os vereadores e secretários da administração para discutir ações e providências a serem tomadas pelo governo do município.

Ele pediu apoio da Câmara de Vereadores para liberação de recursos do tesouro municipal para aquisição de materiais, como “eternites e lonas” para amenizar os prejuízos causados pelo granizo. O prefeito Zé Roberto determinou levantamento de custos e imediata aquisição de folhas de telhas de fibrocimento para atendimento de emergência da população.

Uma força tarefa foi montada pelas equipes da Prefeitura, nas pastas das secretarias municipais de Assistência Social e de Obras, além da participação de servidores e secretários das demais secretarias.

Na sede do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), a população realizou cadastramento social para atendimento das situações consideradas emergenciais, com prioridade às famílias mais carentes.

No comercio o clima era de muita “correria” e solidariedade por parte dos comerciantes, que abriram em pleno feriado para que os moradores pudessem realizar a compra de materiais para consertos de suas residências.

O anúncio de auxilio foi feito pelo prefeito Zé Roberto e pelo Presidente da Câmara de Vereadores na rádio local, pedindo que as pessoas ficassem mais calmas e que procurassem o CRAS para cadastramento e posterior atendimento. Em pouco mais de três horas, mais de quinhentas famílias já haviam feito o cadastro.

O prefeito municipal enviou ofício solicitando ajuda financeira do Governo do Estado para custeio das despesas com o socorro aos moradores e espera que o Governador do Estado Reinaldo Azambuja possa se sensibilizar e enviar ajuda ao município que conta com pouco mais de quinze mil habitantes e uma receita pequena, em especial neste período de crise nos municípios de todo País.

“É uma situação que nos deixa profundamente emocionados e precisamos agir rápido para que o sofrimento de centenas de famílias iguatemienses seja amenizado e estamos fazendo o possível para isso” avaliou o prefeito.

Ele também destacou que serão priorizadas as casas com o tamanho de quarenta metros quadrados.

A Câmara de Vereadores deu aval para que o prefeito municipal pudesse efetuar as compras emergenciais, o que possibilitou o atendimento das famílias prejudicadas pelo granizo. “Agradecemos o apoio dos nossos vereadores que estão sendo fundamentais neste momento em favor de toda nossa população” completou o prefeito Zé Roberto.

As equipes de assistentes sociais estão visitando os moradores que se cadastraram para avaliar a real necessidade para que na manha desta quarta-feira (9) as equipes realizem as entregas dos materiais para consertos das coberturas das residências afetadas.