Pequenos agricultores do Assentamento Colorado participaram de Dia de Campo.

Publicado em: 28/08/2015 11:35
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação
Pequenos agricultores do Assentamento Colorado participaram de Dia de Campo.

Dezenas de agricultores familiares pertencentes aos assentamentos Nossa Senhora Auxiliadora, Rancho Loma e do Colorado participaram na manhã desta quarta-feira (26) do “Dia de Campo” promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a AGRAER e SEBRAE.

O evento aconteceu no Lote 41 de propriedade do pequeno produtor rural Higor e de sua esposa Daiane e contou com a participação dos técnicos do Sebrae, da Agraer e da Prefeitura Municipal. Contou também com a presença do prefeito municipal José Roberto Felippe Arcoverde e do presidente da Câmara de vereadores Jesus Milane de Santana. O prefeito destacou a importância da potencialidade da produção nas pequenas propriedades dos assentamentos de Iguatemi para que eles possam “caminhar sozinhos”. O secretário de desenvolvimento Jean França classificou como importante a parceria entre SEBRAE, Agraer e Prefeitura na busca pelo fortalecimento da Agricultura Familiar. “Nossa intenção, enquanto poder publico, é de proporcionar acesso às novas tecnologias e informações sobre manejo e produção, dando condições de produção em pequenas propriedades” avaliou Jean.

Participaram ainda para relatar suas experiências, os produtores rurais da agricultura familiar do município de Itaquiraí, mostrando suas metodologias que são consideradas um sucesso.

O agrônomo do Sebrae Marcos Collet destacou que “A ideia central do dia de hoje é mostrar para os produtores a importância da diversificação da propriedade, da assistência técnica efetiva acompanhando o produtor no seu dia-a-dia, onde a produção de novas técnicas não são caras e os benefícios que isso pode trazer pra ele”.

Para o coordenador do projeto do Sebrae, foi importante a participação dos produtores dos assentamentos do município, pois eles tiveram acesso à informações sobre novas tecnologias de produção e poderão praticar em suas propriedades o que aprenderam no Dia de Campo.

Após as palestras, os pequenos produtores foram conhecer as práticas de plantio de banana, maracujá, quiabo e horta, além do leite e o frango semi-caipira que garante o sustento e a renda familiar da propriedade que tem apenas dois alqueires.