Prefeitos e representantes do Conisul se reuniram em Iguatemi nesta segunda-feira.

Publicado em: 20/07/2015 18:30
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação

Os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de MS estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (20) em Iguatemi para debater assuntos relevantes para a região.

Entre as principais discussões estava a aprovação da prestação de contas do exercício de 2014, a regionalização da saúde, descentralização do licenciamento ambiental, imposto de renda e ISS (Imposto Sobre Serviço), regularização fundiária de portos em área de proteção ambiental e débitos dos municípios junto ao Consórcio.

Participaram da reunião os prefeitos Sérgio Barbosa de Amambai que também é presidente do Consórcio, Casé de Sete Quedas, Vanderlei Bispo de Japorã, Marta Araújo de Eldorado, Bél de Juti, Edson de Davi de Aral Moreira, Léo Matos de Naviraí, Ricardo Fávaro de Itaquiraí e Nilcéia de Coronel Sapucaia. O Secretário de Governo Romulo Caseiro Lopes representou o prefeito de Iguatemi José Roberto Felippe Arcoverde que está em viagem. Também participaram na ocasião, diversos técnicos dos municípios, além de vice-prefeitos (as) e secretários municipais, além de representantes da Defesa Civil e um representante da AGESUL.

O encontro também serviu para discutir sobre a situação preocupante que os municípios da região estão enfrentando neste período “pós-chuva” que deixou um rastro de destruição em estradas rurais, pontes e encostas em diversos municípios. Os prefeitos aproveitaram a oportunidade para entregar à direção do Consórcio, relatórios fotográficos contendo dados detalhados sobre os estragos causados em cada município.

O presidente do Consórcio, Prefeito de Amambai Sérgio Barbosa disse que a reunião, apesar de ter como pauta várias reivindicações, foi muito positiva, visto que foi possível obter informações importantes, como da Defesa Civil que orientou os municípios a Decretar de forma correta as situações consideradas de Estado de Emergência. “Tudo é prioridade, mas vamos começar pelas emergenciais que é a questão dos estragos causados pelas chuvas, buscando uma parceria com o Governo do Estado com o envio de máquinas para sanar os principais problemas das estradas de responsabilidade do Estado e também as que são das Prefeituras” avaliou Sergio Barbosa.

Ele também destacou que os relatórios serão apresentados junto à AGESUL para que sejam tomadas as providências no menor tempo possível.