Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Iguatemi realizou 2ª Conferência.

Publicado em: 11/06/2015 11:23
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação

O município de Iguatemi através do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e da secretaria municipal de Assistência Social realizou na última quarta-feira (10), a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O evento aconteceu na sede da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e debateu as principais diretrizes a serem tratados em um amplo estudo para construção de Leis que vão de encontro às necessidades, no tocante aos desafios na implementação da política da pessoa com deficiência, em relação a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos.

O objetivo foram traçados em três eixos, sendo eles:

1 – Discutir e analisar metodologicamente o tema Gênero, Raça e Etnia, Diversidade Sexual e Geracional, por meio de uma mesa temática e posteriormente com trabalhos em grupos;

2 – Analisar a atuação dos órgãos gestores e as instâncias de controle social, criando diretrizes de funcionamento para órgãos gestores e aprofundamento nas discussões do papel das entidades, conselhos e órgãos gestores;

3 – Identificar a interação entre os poderes e os entes federados, promovendo ações articuladas, cobrando responsabilidades para a promoção de “acessibilidade plena” das pessoas com deficiência.

A Conferência contou com a participação de diversos segmentos representantes de órgãos públicos, entidades de classe, conselhos, organizações da sociedade civil, usuários e pessoas interessadas nas questões relativas aos direitos das pessoas com deficiência, em particular e na defesa dos direitos humanos.