Prefeito de Iguatemi conquista verbas federais para construção da sede própria do CRAS.

Publicado em: 25/05/2015 14:36
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação

O prefeito de Iguatemi José Roberto Felippe Arcoverde conquistou em Brasília, verbas federais no valor de R$ 353.450,00 (trezentos e cinquenta e três mil e quatrocentos e cinquenta reais) junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDSCF) para a construção do prédio próprio do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social por intermédio do Senador da República Delcídio do Amaral.

O novo prédio, que deverá ter 165,30 m², será construído no terreno que fica ao lado da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializada em Assist. Social (CREAS) e a previsão de conclusão da obra, após o início, será de cento e oitenta dias. De acordo com o secretário municipal de administração, Ramão Guerreiro, a licitação poderá acontecer em meados de junho.

O CRAS:

O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.