Secretário de saúde de Iguatemi acompanha pacientes em mutirão de cirurgias na Caravana da Saúde em Ponta Porã.

Publicado em: 11/05/2015 17:23
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul lançou o Programa “Caravana da Saúde” com o intuito de acabar com a fila de espera para exames e cirurgias de pequeno porte em todos os municípios. Alguns munícipes iguatemienses já foram beneficiados pelo Programa, durante a passagem da Caravana pela cidade de Ponta Porã, onde foram feitas mais de 130 cirurgias agendadas para o Hospital Regional.

Os pacientes atendidos foram levados pela secretaria municipal de Saúde de Iguatemi, acompanhados pelo secretário Agnaldo dos Santos Souza e realizaram os procedimentos cirúrgicos no mesmo dia. As ações fazem parte dos atendimentos da Caravana na microrregião Ponta Porã, iniciados no dia 29 de abril e que seguem até o dia 17 de maio. Com três centros cirúrgicos equipados, o Hospital Regional ficará responsável pelo maior número de cirurgias eletivas da região.

ATENDIMENTOS:

Na parte de atendimentos, todos os serviços que compõem os trabalhos da Caravana da Saúde integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Para levar a assistência aos 79 municípios o programa conta com uma grande estrutura formada por profissionais de saúde e veículos adaptados para a realização de consultas, diagnósticos e cirurgias. Entre as especialidades oferecidas estão: Ortopedia, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Urologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Ginecológica.

Também farão parte do cronograma: consultas odontológicas, tomografia computadorizada, raio-x, mamografia, além de exames para aferição da pressão arterial, glicemia, HIV, capacitação, palestras e gincanas. Na área de infraestrutura estão previstas reformas, ampliações e adequações da rede físicas, além da entrega de equipamentos.

O secretário municipal de saúde de Iguatemi destacou as vantagens e benefícios com os atendimentos da Caravana da Saúde. “Este programa veio de encontro à uma necessidade muito grande dos municípios e beneficia diretamente a nossa população que precisa de uma saúde dinâmica e eficaz. Parabéns ao Governo do Estado pela brilhante iniciativa” disse o secretário Agnaldo “Zorba”.