De 79 municípios de MS, apenas 4 estão fora da lista de inadimplentes do CAUC – Iguatemi é um deles.

Publicado em: 09/12/2014 10:21
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação – com informações do Portal Eletrônico do Min. da Fazenda

Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 75 estão com irregularidades listadas no Cauc (Cadastro Único de Convênios) e podem deixar de receber transferências de verbas voluntárias da União, ou seja, aquelas que não estão na Constituição Federal ou em Lei.

O número corresponde a 94,9% do total das prefeituras sul- mato-grossenses. A situação de Mato Grosso do Sul se repete em todo o país. Dos 5.570 municípios brasileiros, 5.368 vão encerrar o ano com irregularidades listadas no cadastro. Ou seja, de todos os municípios do País, apenas 202 (duzentos e dois) estão “na lista azul” e Iguatemi é um deles.

A lista, que leva em consideração àqueles que estão com alguma restrição no Cauc até o mês de novembro deste ano, ainda aponta o número de restrições. Em Mato Grosso do Sul, 47 municípios possuem apenas uma restrição, outros 18 cidades possuem mais de duas pendências, 5 possuem três pendências, e outros 5 municípios possuem mais de 3 restrições.

Dos 79, quatro estão adimplentes, ou seja, estão aptos a receberem as verbas públicas do Governo Federal.

PAÍS

Em comparação com 2013, a situação é considerada alarmante, já que houve um aumento de 81%. Em novembro passado apenas 2.965 estavam com pendências neste cadastro.

No caso de cinco Estados – Acre, Amazonas, Amapá, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte – 100% dos municípios estão presentes na listagem do Cauc. Todos os demais Estados passam de 90%.

CNM

A Confederação Nacional dos Municípios buscou saber quais são os principais motivos para que esses municípios estejam listados no cadastro. “A situação é preocupante no fim deste ano, a quantidade daqueles que estão com algum apontamento está crescendo demais, este indicador é um termômetro da situação que se encontra a gestão das cidades brasileiras”, explica o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

O prefeito de Iguatemi José Roberto Felippe Arcoverde comemorou a divulgação da lista e disse que este indicador mostra a responsabilidade que a administração municipal vem tratando “a coisa pública” nos últimos seis anos. “Devemos comemorar este resultado como uma grande conquista, afinal, estamos falando de apenas 202 municípios em todo País que está rigorosamente em dia com as suas contas, o que permite receber verbas oriundas do Governo Federal e estamos entre estes municípios, sendo apenas 4 em todo nosso Estado, fruto de uma gestão pública eficaz e responsável” avaliou o prefeito Zé Roberto.

“MAIS FOTOS, VÍDEOS E INFORMAÇÕES NO FACEBOOK OFICIAL DA PREFEITURA: www.facebook.com/municipiodeiguatemi