RFCC de Iguatemi realizou o “Novembro Azul” com campanha de prevenção ao Câncer de próstata.

Publicado em: 27/11/2014 11:00
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação

Depois do “Outubro Rosa”, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Iguatemi (RFCC) realizou o “Novembro Azul” com uma série de atividades voltadas à prevenção e orientação para o combate ao câncer de próstata.

A campanha consiste na divulgação com palestras, entrega de folhetos com orientações sobre a prevenção e tratamentos e a decoração de alguns pontos da cidade com a cor azul.

Durante a sessão legislativa na Câmara de Vereadores de Iguatemi, na noite da última terça-feira(25) houve uma sessão solene que tratou do assunto, com palestra dada por alguns vereadores que além do trabalho parlamentar também exercem funções do segmento da saúde, como os vereadores Ricardo Ribeiro de Souza e Doutora Patrícia, além da vereadora Míriam Krenckzinsky.

A vereadora Dra. Patrícia falou sobre o câncer bucal, seus diagnósticos, prevenções e tratamentos. Dr. Ricardo falou sobre o câncer de próstata e a vereadora Míriam falou sobre a Diabetes e Hipertensão.

As membros da Rede Feminina também participaram da Sessão Solene e sob a presidência da senhora Amida Essy, elas foram muito elogiadas pelos parlamentares que reconheceram publicamente todos os esforços voluntários delas na luta pelo combate e apoio no diagnóstico e tratamento da saúde tanto em homens quanto em mulheres.

A decoração do plenário da Câmara de vereadores também foi no tom azul e agradou aos presentes, visto que a cor é o símbolo na luta contra o câncer em homens.

Houve a apresentação do mestre musical Joáz, que tocou melodias marcantes que emocionou a todos os presentes.

A Rede Feminia de Combate ao Câncer de Iguatemi é uma entidade sem fins lucrativos e recebe mensalmente da Prefeitura de Iguatemi um repasse de recursos financeiros para ajuda de custo para as suas despesas.

SOBRE O CÂNCER DEPRÓSTATA:

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não menaloma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.

A SBU – Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicidade anual.

Esta prática está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte e longo seguimento.

“MAIS FOTOS, VÍDEOS E INFORMAÇÕES NO FACEBOOK OFICIAL DA PREFEITURA: www.facebook.com/municipiodeiguatemi