Iguatemi e Tacuru fazem intercâmbio para fortalecimento da Agricultura Familiar.

Publicado em: 12/11/2014 17:55
Fonte/Agência: Anailton Batista - Assessor de Comunicação

Buscar a fomentação e o fortalecimento da agricultura familiar tradicional tem sido uma grande meta da administração municipal de Iguatemi e isso é reconhecido pelas famílias pequenas produtoras que vivem nos assentamentos rurais.

A diversificação da produtividade nas pequenas propriedades rurais dos assentamentos, com alternativas para a produção, tem sido fortemente apoiada pelo prefeito de Iguatemi, José Roberto Felippe Arcoverde e os resultados são muito significativos.

Exemplo claro desta afirmação é a criação de frangos semi-caipiras no Assentamento Colorado, onde, com apoio da administração, foi possível que a comunidade organizada, implantasse um abatedouro de frangos dentro da própria localidade, que possibilitou a melhoria da renda de muitas famílias.

Esta iniciativa despertou grande interesse do município vizinho, Tacuru, distante aproximadamente 50 quilômetros de Iguatemi.

O prefeito municipal tacuruense, Paulo Pedro Rodrigues “Pedrinho”, acompanhado do senhor Adriano Oliveira Andrade – coordenador local da COAAMS - Centro de Organização de Apoio aos Assentados de MS, esteve na manhã desta quarta-feira (12) no gabinete do prefeito de Iguatemi – José Roberto Felippe Arcoverde na companhia do secretário municipal de desenvolvimento econômico Jean França, onde discutiram parcerias integradas entre os dois municípios a fim de proporcionar aos pequenos produtores de ambos os municípios a expansão e fomentação da criação das aves nestes municípios.

Para o coordenador da COAAMS, o frango semi-caipira tem muito a contribuir na renda das famílias de pequenos produtores. “O frango não supri todas as necessidades de renda das famílias de pequenos produtores, mas é uma alternativa muito viável para que se possa complementar a produção dos assentados” enfatizou Adriano.

Em Tacuru, a COAAMS presta serviços de assistência técnica para os assentamentos rurais, contratada pelo INCRA e sem custos para o produtor.

O prefeito Pedrinho destacou que a parceria com Iguatemi será de extrema importância para os pequenos produtores tacuruenses, visto que o processo de inserção da cultura do frango semi-caipira em Iguatemi está bem avançada na agricultura familiar, o que pode colaborar com a troca de conhecimentos entre os assentados de ambos os municípios.

Já o prefeito de Iguatemi, Zé Roberto destacou o grande momento vivido pelo mercado do frango. “Deu certo! O frango é algo que vem para ser o grande produto do momento e torna viável o investimento feito em pequenas e grandes escalas. Para os pequenos produtores, ele complementa muito a renda familiar e para os grandes produtores o mercado está em forte expansão. Por isso devemos olhar com bons olhos esta nova cultura que vem fortalecida e com potencial muito vantajoso para todos” finalizou o prefeito de Iguatemi.

“MAIS FOTOS, VÍDEOS E INFORMAÇÕES NO FACEBOOK OFICIAL DA PREFEITURA: www.facebook.com/municipiodeiguatemi