A Secretaria Municipal de Saúde realizará Coleta de Preventivo de Colo de Útero e Exame Clínico de Mama.

Publicado em: 09/10/2014 10:27
Fonte/Agência: Kidão – Assessoria de Comunicação

Fazendo parte da campanha “Outubro Rosa”, a Secretaria de Saúde estará realizando exames preventivos que terão início no dia 17 de outubro de 2014, e se estenderá até 01 de novembro. Os exames serão realizados nos Postos de Saúde da Vila Nova, Vila Rosa e Vila Operária, sendo que, na sexta-feira dia 17/10/2014, o atendimento será até às 21:00 e no sábado das 08:00 às 17:00.

Este horário diferenciado tem como objetivo atender as mulheres que cumprem jornada diária de trabalho em empresas e comércio de nosso município. Portanto as mulheres que ainda não realizaram os exames preventivos devem procurar as unidades de saúde para que possam cuidar e monitorar a saúde.

O câncer de mama e de colo do útero são os que mais acometem as mulheres no Brasil e quando descobertos e tratados no início tem muita chance de cura. As alterações que podem desencadear o câncer do colo do útero são descobertas facilmente no exame preventivo, por isso é importante que toda mulher que já tenha iniciado atividade sexual, principalmente de 25 a 64 anos, realize o exame periodicamente.

De acordo com as palavras da Enfermeira Padrão e Coordenadora dos Programas de Saúde Maria Olavinda de Souza: “Nós da saúde da mulher estamos aguardando vocês mulheres e será um prazer atendê-las”.  E esse pensamento se estende a todos os servidores da Secretaria de Saúde de Iguatemi.

Para a realização dos exames devem ser seguidas algumas orientações tais como: 3 dias antes dos exames não ter relação sexual, não usar nenhum tipo de pomada ou cremes vaginais e só pode ser feito 5 dias após o término da menstruação para que a coleta seja bem sucedida.

Informações nos telefones: (67) 3471 3944 - Ramal 25 = 9909 2637 - 8191 5215, Email: olavindasousa@gmail.com , não esquecer de levar o Cartão do SUS e documentos pessoais.

“MAIS FOTOS, VÍDEOS E INFORMAÇÕES NO FACEBOOK OFICIAL DA PREFEITURA: www.facebook.com/municipiodeiguatemi