Secretaria de Educação de Iguatemi e SESI lançaram o “Projeto Lego Robótic Educacional”.

Publicado em: 28/05/2014 17:42
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação

A Prefeitura de Iguatemi, através da secretaria municipal de educação, em parceria com o SESI (Serviço Social da Indústria), lançou nesta semana, o projeto “Lego Robotic Educacional”.

O projeto visa expandir a utilização do Lego - tradicional brinquedo de encaixe (blocos) que permite inúmeras combinações, neste caso, associado a um sistema de programação computadorizada como ferramenta de aprendizagem de alunos com idades entre 7 e 9 anos da rede municipal de ensino. Até então, este projeto só era ofertado em escolas particulares e nas escolas do SESI e o município buscou e conquistou 120 vagas para os alunos locais que começou a ser desenvolvido na Biblioteca da Industria do Conhecimento.

A iniciativa é inédita no Brasil e, primeiramente, busca atender 9 mil estudantes do estado de MS  utilizando a robótica educacional como ferramenta de aprendizagem.

O SISTEMA:

O sistema Lego é um brinquedo cujo conceito se baseia em partes que se encaixam permitindo milhares de combinações, possibilitando o desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais da criança, do jovem e do adulto. Foi criado pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen.

O SESI utiliza a robótica educacional como ferramenta de aprendizagem com o intuito de estimular, de forma lúdica, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Visa também estimular e desenvolver atitudes como empreendedorismo, liderança e trabalho em grupo, utilizando a robótica educacional.

A secretária municipal de educação esteve presente no início dasaulas, com as crianças na Biblioteca do SESI (em frente ao Fórum) paraacompanhar os primeiros passos do Projeto, acompanhada do secretário municipalde Governo – Rômulo Caseiro Lopes. Eles se mostraram impressionados com avelocidade do raciocínio com que as crianças desenvolvem ao se aprofundarem noProjeto.

É verdadeiramente um avanço muito grande no aprendizado para as nossas crianças, pois elas tem facilidade em aprender as funções tecnológicas e com certeza serão estimuladas no aprendizado. Fico feliz com mais esta importante conquista para a educação da nossa cidade” disse a secretária de educação do município - Julice Ravagnani.

O projeto é coordenado pela professora Idenir Faé que ressaltou: “A robótica hoje é a ciência que move o mundo e nossa biblioteca foi contemplada com esse projeto. Com isso, ela não será apenas um ambiente de leitura e pesquisa, mas um espaço de experiências e aprendizagem tecnológicas”.