Destacamento militar de Iguatemi voltará a ser Esquadrão através do SISFRON – Obras já iniciaram.

Publicado em: 28/02/2014 15:37
Fonte/Agência: A Gazeta – com plemento local: Anailton Batista

O Exército Brasileiro deverá desativar os dois destacamentos militares da região de fronteira com o Paraguai. A desativação dos destacamentos de Paranhos e Coronel Sapucaia, ambos os municípios situados em região de fronteira seca com o país vizinho, faz parte do planejamento operacional do SISFRON (Sistema de Monitoramento da Fronteira), implantado pelo Ministério da Defesa.

Segundo o comandante do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec) unidade do Exército Brasileiro com sede em Amambai, tenente-coronel Heron Salomão Cardoso Angelim, o SISFRON deverá começar a ser implantado neste mês de março na região e tem por objetivo intensificar e modernizar o trabalho de vigilância das fronteiras do Brasil com os países vizinhos, com o intuito de melhorar, tanto a segurança nacional como contribuir com os organismos de segurança pública e as agências de inteligência no combate a ilícitos como contrabando, tráfico de armas e tráfico de drogas, por exemplo.

Inicialmente a desativação dos destacamentos estava prevista para acontecer nessa quinta-feira, dia 27 de fevereiro, mas o cronograma foi mudado e a desativação acontecerá gradativamente e sem cerimônia formal.

Segundo o tenente-coronel Heron Salomão Angelim, será desativado apenas o status de destacamento, porém o Exército Brasileiro irá manter as duas áreas militares existentes tanto em Paranhos como em Coronel Sapucaia e inclusive serão mantidos militares zelando pelas instalações, que deverão servir de base de apoio para operações militares, inclusive em operações do próprio SISFRON.

Esquadrão em Iguatemi e pelotão em Mundo Novo

Dentro do plano operacional do SISFRON, o hoje Destacamento Militar de Iguatemi passará a ser um Esquadrão de Cavalaria como era no passado e o também Destacamento de Mundo Novo passará a ser um Pelotão C Mec, aumentando consideravelmente a presença do Exército Brasileiro no extremo sul do Estado, em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o comando do 17º RC Mec, a transformação efetiva das duas subunidades em Esquadrão e em Pelotão respectivamente está prevista para acontecer no dia 31 de março, uma segunda-feira.

Em Iguatemi, as obras de readequação e reformas já estão acontecendo para receber a nova estrutura do SISFRON.