Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Atendimento: 2ª à 6ª, das 7:00h às 13:00h (MS)
(67) 3471-1130

Profissionais de saúde de Iguatemi recebem treinamento para diagnosticar e tratar a Hanseníase.


Publicado em: 27/02/2014 11:50
Fonte/Agência: Anailton Batista - Assessor de Comunicação da Prefeitura
Profissionais de saúde de Iguatemi recebem treinamento para diagnosticar e tratar a Hanseníase.

Os profissionais da área da saúde pública municipal de Iguatemi receberam nesta quarta-feira (26), um dia inteiro de treinamentos, orientações e palestras sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da Hanseníase.

O evento aconteceu na sala de palestras da Casa da Gestante e contou com a participação de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e outros profissionais que atuam diretamente na rede básica de saúde no atendimento das pessoas.

O treinamento foi oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde através da gerência técnica do Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase, por meio da equipe chefiada pelo médico especialista Dr. Jaison Barreto – Hansenólogo do Instituto Lauro de Souza Lima, da cidade paulista de Bauru. A equipe também foi composta pela Dra. Eunice Cunha – Bioquímica do Lacem de Campo Grande, o Fisioterapeuta Edinaldo Filho da cidade de Ribas do Rio Pardo, a Enfermeira Cleide Aparecida Alves da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul e Maria Claudete Lunardi – Assistente Social da cidade de Naviraí.

A enfermeira Karine de Oliveira falou da satisfação em participar do treinamento e também da importância para o profissional de saúde em estar apto para o diagnóstico: “Com o treinamento que tivemos estamos preparados para diagnosticar os casos de Hanseníase nos pacientes da nossa cidade já no atendimento primário, nas unidades básicas de saúde. Isso também facilitará a descoberta da doença de forma precoce o que facilitará no tratamento da pessoa constatada com este grave problema que pode ter danos ou seqüelas irreparáveis se não tratado” disse a enfermeira. Ela também ressaltou que se constatada a doença na pessoa, as demais que moram na mesma casa também deverão passar por exames de contato, pois a Hanseníase é transmissível e o organismo não produz imunidade para combater, o que pode ocasionar na reincidência da doença.

Algumas pessoas convidadas foram examinadas pelo Doutor Jaison Barreto diante dos profissionais como aulas práticas, o que proporcionou um melhor conhecimento por parte dos participantes do treinamento.

De acordo com o secretario municipal de saúde, Agnaldo dos Santos Souza, a partir de agora, os atendimentos voltados aos diagnósticos da Hanseníase serão feitos nas unidades de saúde do município, através dos profissionais aptos por meio do treinamento adquirido. “É mais uma evolução positiva nos atendimentos oferecidos pela rede municipal de saúde da nossa cidade que com certeza proporcionará mais saúde e qualidade de vida para a nossa população” finalizou o secretário.