Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Atendimento: 2ª à 6ª, das 7:00h às 13:00h (MS)
(67) 3471-1130

Em janeiro, a secretaria de saúde realiza campanha contra a hanseníase.


Publicado em: 23/01/2014 10:42
Fonte/Agência: Anailton Batista - Assessor de comunicação
Em janeiro, a secretaria de saúde realiza campanha contra a hanseníase.

Anualmente, com o compromisso de combater e eliminar a hanseníase como problema de saúde pública o Ministério da Saúde comemora no último domingo de janeiro o “Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase”.

Em Iguatemi, a Secretaria Municipal de Saúde também aderiu à campanha em seguimento ao Ministério da Saúde. Nesta sexta-feira (24), as equipes de Agentes Comunitários de Saúde estarão distribuindo panfletos informativos no comércio local e nas residências, afim de conscientizar sobre a doença e seus tratamentos.

SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA:

A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, em homenagem ao seu descobridor.

É provável que a transmissão se dê pelas secreções das vias aéreas superiores e por gotículas de saliva. Embora seja uma doença basicamente cutânea, pode afetar os nervos periféricos, os olhos e, eventualmente, alguns outros órgãos. O período de incubação pode durar de 2 a 7 anos.

A hanseníase pode atingir pessoas de todas as idades, de ambos os sexos, no entanto, raramente ocorre em crianças. Há uma incidência maior da doença nos homens do que nas mulheres, na maioria das regiões do mundo.

FIQUE ATENTO COM OS SINTOMAS:

 

* Manchas na pele de cor parda, esbranquiçadas ou eritematosas, às vezes pouco visíveis e com limites imprecisos;

* Comprometimento dos nervos periféricos;

* Dormência em algumas regiões do corpo causada pelo comprometimento da enervação. A perda da sensibilidade local pode levar a feridas e à perda dos dedos;

* Aparecimento de caroços ou inchaço nas partes mais frias do corpo, como orelhas, mãos e cotovelos;

* Alteração da musculatura esquelética principalmente a das mãos, que resulta nas chamadas “mãos de garra”;

* Infiltrações na face que caracterizam a face leonina característica da forma virchowiana da doença.

TRATAMENTO:

O tratamento da doença é gratuito e está disponível em todas as Unidades de Saúde. A hanseníase é doença curável, e quanto mais precocemente diagnostica e tratada mais rapidamente se cura o paciente.