Ex-secretária de saúde de Iguatemi é homenageada com título de “Cidadã Honorária concedido pela Câmara de vereadores.

Publicado em: 12/12/2013 17:29
Fonte/Agência: Anailton Batista - Assessor de comunicação

Ivoni Canaã Nabhan Pelegrinelli – a Dra. Ivoni, ex-secretária de saúde do município de Iguatemi, foi homenageada pela câmara de vereadores pelos excelentes serviços prestados à frente da pasta.

Ela recebeu o título de “Cidadã Honorária” que foi oferecido por todos os vereadores do parlamento municipal.

Dra.Ivoni assumiu a gestão da saúde iguatemiense em primeiro de janeiro de 2009, quando também assumiu como prefeito pela primeira vez o atual prefeito municipal – José Roberto Felippe Arcoverde. Ficou nesta pasta por quase cinco anos e por motivos pessoais, pediu desligamento da administração.

No período em que foi a responsável pela saúde pública do município, Ivoni revolucionou os métodos de atendimento no setor, foi uma das grandes responsáveis pela implantação do PAM- Pronto Atendimento Municipal 24hs, equipou este prédio e renovou completamente a frota de veículos da saúde, implantou também novos setores, como o NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família que atende com diversos profissionais as mais variadas especialidades da saúde pública, como combate ao tabagismo, fisioterapias e médicos atendendo nas residências dos pacientes.

Foi a fundadora da Casa da Gestante e Clínica Odontológica do Bebê em Iguatemi e hoje as gestantes tem um atendimento diferenciado só para elas, com ultrasson novo e totalmente gratuito.

Na gestão da Dra. Ivoni, o município conseguiu alavancar os números de atendimentos, combateu a dengue como nunca antes no município, transformou e humanizou os atendimentos nas unidades básicas de saúde nos bairros, conquistou a reforma e ampliação do Posto de Saúde do Assentamento Nossa Senhora Auxiliadora, a reforma do PSF da Vila Nova e uma nova unidade de saúde que será implantada no município.

Foi também durante sua gestão que o município conseguiu fazer um convênio com um dos maiores centros de tratamento do Câncer do Paraná – o CEONC – Centro de Oncologia de Cascavel e hoje vidas estão sendo salvas graças a este grande empenho da sua gestão na área da saúde do município.

O Centro de Fisioterapia foi outra grande conquista da gestão da Dra. Ivoni, onde, foi possível reformar, ampliar e equipar totalmente o local e hoje, com dois novos fisioterapeutas, as pessoas tem à disposição um serviço público de qualidade.

Por todos estes fatores, a Saúde de Iguatemi foi considerada uma das Cem Melhores do País em gestão. O prêmio foi entregue em março de 2012 em Santa Catarina.

A HOMENAGEM

A sessão solene aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Iguatemi e contou com a presença de diversas pessoas, dentre elas, os funcionários da secretariade saúde, dos demais atuais secretários municipais, familiares, amigos e do Prefeito Zé Roberto com a Vice-prefeita Dra. Rose.

O secretário de saúde que substitui Ivoni – Agnaldo dos Santos Souza, usou a palavra em nome de todos os secretários da administração e lembrou de todas as conquistas obtidas pela ex-secretária durante o período em que ela ocupou a pasta. “Tenho convicção do tamanho do compromisso que estou assumindo e superar a Ivoni vai ser um grande desafio que aceitei encarar. Para isso, contarei com todos os funcionários da secretaria de saúde para que possamos oferecer sempre a melhor saúde para a nossa população” discursou Agnaldo “Zorba”.

Em um discurso marcado por emoção que quase conteve sua fala, a amiga pessoal e atual vereadora Dra.Patrícia, falou da sua tristeza em ver partir para outro Estado – o Paraná, uma das maiores amigas e colaboradoras da construção da história de Iguatemi.

“Não tenho palavras para expressar a minha emoção neste momento em que tenho que deixar partir para novos horizontes a minha amiga, que considero minha irmã – a Ivoni. Só conseguirei dizer “fica” amiga. Mas como sei que não é possível, infelizmente, quero dizer que você é mais que merecedora deste título que estamos te concedendo” falou emocionada a vereadora.

Todos os demais vereadores deixaram suas mensagens para a ex-gestora e disseram que o nome e o legado dela como servidora pública da saúde já estão gravados na história de Iguatemi.

O prefeito José Roberto Arcoverde e a vice-prefeita Dra. Rose Caseiro também falaram sobre a contribuição de Dra. Ivoni para a administração municipal.

“Quem perde somos nós! Perdemos uma grande amiga, perdemos uma grande profissional, perdemos uma grande companheira de luta e tenho certeza que ela está buscando um futuro ainda melhor para sua família lá em Curitiba, mas quero desejar que Deus te acompanhe nessa nova caminhada e tenho certeza que o seu trabalho jamais será esquecido pela nossa população” finalizou emocionado o prefeito Zé Roberto.