Iguatemi realiza Seminário Municipal do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Publicado em: 05/12/2013 10:40
Fonte/Agência: Gianni Vieira/ASCOM

Aconteceu nestes dias 04 e 05 de dezembro o 1* Seminário Municipal do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa no anfiteatro da Escola Salvador Nogueira. O evento serviu para trocar experiências, formação, balanço dos avanço conquistados em 2013 e homenagens. Os alunos do Normal Médio da Escola Marcílio Augusto Pinto fizeram uma apresentação cultural com o tema "Contador de Histórias" sobre a "Bela Adormecida e a Cinderela", arrancando risos e aplausos dos presentes. Segundo a coordenadora do programa em Iguatemi, Dayse Emerich, o saldo é positivo e já pode ser percebido nas escolas, tanto municipais quanto estaduais, já que ambas fazem parte do pacto. Ela apresentou esta conclusão através de slides, juntamente com fotos das capacitações. Logo em seguida foi a vez das orientadoras, as professoras Darsiza e Carol agradecerem o empenho de todos que participam do pacto. Os trabalhos continuaram na noite da quarta e terminaram nesta quinta feira. Também estiveram presentes o Secretário de Obras Luizinho, a Secretária de Educação Julice Ravagnani, a Supervisora de Gestão Escolar Giovana Buffon Arce, as vereadoras Mirian Krenczynski e Patrícia Margato e o senhor Carlos Adão Nogueira Lopes que representou sua esposa, a vice prefeita de Iguatemi, Dra Rose. Sobre o PNAIC 15,2% das crianças brasileiras chegam aos oito anos sem estarem alfabetizadas. Aalfabetização tardia pode atrapalhar a aprendizagem do aluno e, visando mudar essa situação, o Ministério da Educação lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Realizado entre municípios, distrito federal, estados e governo federal, o objetivo do pacto é alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental. O programa vai apoiar as escolas públicas em diferentes necessidades: estão previstas formação continuada de professores alfabetizadores, com curso presenciais e bolsas de estudos. Também serão distribuídos gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias, além de outras tecnologias educacionais, como jogos.