Prefeitura de Iguatemi realiza reunião com CMDRS para entrega de 11 resfriadores para o fortalecimento da Agricultura Fa

Publicado em: 08/11/2013 14:28
Fonte/Agência: Ascom - Anailton Batista - com colaboração de Carlos Helling

No dia 06 de Novembro de 2013, a Prefeitura Municipal de Iguatemi, através da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente realizou reunião com Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR, para definir a entrega 11 resfriadores de Leite, sendo 08 resfriadores de 2.000 litros e 03 resfriadores de três mil litros, totalizando uma capacidade de armazenamento de 25.000 litros de leite resfriado.

É o resultado de mais um dos projetos apresentado pela Prefeitura Municipal de Iguatemi ao Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA no final de 2012 através do ProgramaTerritório da Cidadania Cone Sul, correspondendo a 11 Resfriadores de Leite e uma Caminhonete 0 KM para atender a ATER local, totalizando um montante de repasse no valor de 256.000,00 reais, com verbas oriundas do MDA e Contrapartida Municipal.

De acordo com as definições do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural os resfriadores irão atender a demanda dos agricultores familiares tradicionais e dos quatro assentamentos de reforma agrária. A divisão dos resfriadores se deu através da apreciação pelo CMDR das demandas e justificativas apresentadas pelas associações e grupos produtivos organizados.

Ficou definido a destinação de 01 resfriador para a Associação dos Pequenos Produtores de Leite do Assentamento Colorado; 01 resfriador para a Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Rancho Loma; 01 resfriador para a  Grupo de Produtores de Leite do Assentamento Nossa Senhora Aparecida; 02 resfriadores para a Associação dos Produtores de Leite do Assentamento Auxiliadora – ASPLANSA; 01 resfriador para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Auxiliadora –ASPAR; 02 resfriadores para a Associação de Mulheres do Assentamento Auxiliadora - ASPROM; 02 resfriadores para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Iguatemi.

FATOR POSITIVO:

Iguatemi vivencia mais um importante avanço no fortalecimento da Agricultura Familiar, potencializando as associações dos agricultores familiares e fomentando a comercialização coletiva do leite, libertando os produtores e produtoras da dependência de resfriadores emprestados pelos Laticínios e possibilitando maior poder de barganha pelos agricultores familiares na hora da comercialização do Leite, agregando mais valor a produção local e maior geração de trabalho no meio rural.

O município através da forte parceria com atual Delegado Federal de Desenvolvimento Agrário em MS e Ex-Deputado Federal João Grandão disponibilizou para os agricultores familiares um total de 39 resfriadores de leite, o que corresponde a uma capacidade de armazenamento superior a 60 mil litros de leite resfriado, garantindo aos produtores a oportunidade de se adequarem as normas técnicas de produção e comercialização de leite com qualidade e agregação de valor a produção local.

De acordo com Delegado Federal de Desenvolvimento Agrário em MS, João Grandão, o fortalecimento da Agricultura Familiar no estado de Mato Grosso do Sul sempre foi o foco de seu desempenho político, tanto durante os oito anos de mandato de Deputado Federal, quanto em sua atual gestão frente a DFDA -MS.

Iguatemi apresenta um expressivo numero de agricultores familiares que com apoio do prefeito municipal José Roberto e a equipe técnica da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico têm conseguido através de bons projetos, conquistar recursos junto ao Governo Federal e promover o desenvolvimento de sua agricultura familiar municipal.

Esta ação ilustra, mais uma vez, a seriedade da Administração Municipal e de toda a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, reafirmando o apoio a Cadeia Produtiva do Leite na Agricultura Familiar do município.

Iguatemi durante o período da chuva no ano passado atingiu uma produção média de 52 mil litros de leite por dia. E a produção neste ano apresenta expectativa de aumento para 60 mil litros/dia.

De acordo com o Prefeito Municipal, José Roberto “chegou a vez de darmos mais um passo no apoio a produção e comercialização de Leite, com preço justo. Assim,estes resfriadores chegaram em um importante momento para que os agricultores familiares, através do apoio técnico disponibilizados pelo município possam fechar bons negócios junto aos laticínios da região, agregando valor ao Leite produzido e entregue já resfriado, possibilitando que os laticínios possam pegar o leite a cada 3 dias em média. Agradecemos o apoio e compromisso do nosso companheiro João Grandão com a agricultura familiar de Iguatemi e também aos membros do Colegiado Territorial Cone Sul que contribuíram com a aprovação deste projeto. E que o CMDR juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente possam garantir a melhor destinação possível para os resfriadores, pois a política participativa é um importante instrumento de minha gestão e possui plena condições de deliberar juntamente com nossa equipe técnica sobre a melhor forma de destinação e utilização dos resfriadores de leite.”

A reunião de definições para destinação dos resfriadores contou com a presença do novo Secretário de Desenvolvimento Econômico Jean França; o Secretário de Governo Ramão Lino Guerreiro; o Presidente da Câmara legislativa Jesus Milani de Santana; o Articulador Territorial do Cone Sul Carlos Heling; Representantes da Agraer local; do Sindicato dos Agricultores Familiares; da Ater privada; e representantes das associações de agricultores familiares do assentamento Colorado, Rancho Loma e Auxiliadora.

“Aqui registra-se mais uma marca do compromisso desta Administração com o apoio a Agricultura Familiar” finalizou o prefeito Zé Roberto.