José Roberto recebe Coordenador do Programa Rede de Controle

Publicado em: 08/11/2013 08:19
Fonte/Agência: Gianni Vieira/ASCOM
José Roberto recebe Coordenador do Programa Rede de Controle

Nesta quarta-feira, 06, o prefeito José Roberto recebeu o Coordenador do Programa Rede de Controle, o Corregedor Geral do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Dr. Mauri Valentin Riciotti juntamente com o Promotor da Comarca de Iguatemi Dr. Matheus Macedo Cartapatti. Em reunião com o prefeito, secretários e outros funcionários da prefeitura Dr. Amauri anuncio que foi criado o Programa Rede de Controle com a finalidade de fomentar a criação das Controladorias nas prefeituras do estado, para que muitas questões sejam resolvidas ainda no âmbito da administração municipal, quando for de sua competência, evitando assim a enxurrada de inquéritos que causam um grande congestionamento junto ao MP. Segundo ele, de 2000 à 2012 foram registrados junto ao MP mais de 5000 inquéritos civis causando desgaste político ente os poderes e onerando o estado. O erros de gestão nas administrações municipais acabam acontecendo por despreparo de prefeitos que muitas vezes assumem seus mandatos sem ter experiência ou conhecimento suficiente para a administração pública. Destes 5000 inquéritos aproximadamente 3800 foram arquivados por serem de competência de outras instituições apurarem estes casos, por exemplo, um cidadão percebe uma irregularidade em uma ação da administração municipal e comunica um vereador, este por sua vez ao invés de cumprir seu dever de legislar e fiscalizar encaminha uma denúncia ao MP sem cobrar uma explicação ou providência do executivo. Somente 1200 seguem aguardando perícia do MP. O Corregedor explicou que quando a prefeitura conta tem uma controladoria, os problemas são detectados e a administração consegue resolver com mais rapidez e qualidade, dando uma reposta rápida para a sociedade, desafogando o MP e evitando custos elevados de processos demorados. O Programa Rede de Controle é formado por 17 órgãos e instituições como CGU, MPF, MPE, Polícia Federal e outros que trocam informações em casos comuns agilizando os tramites dos inquéritos. O programa visa ainda pesquisar e entregar para cada município uma sugestão de perfil de controladoria que melhor cabe a sua realidade e também capacitação desses novos controladores. O município de Iguatemi já está implantando a Controladoria Municipal. "É um desafio para o município, mas nós estamos dispostos a fazê-lo o quanto antes já que o maior beneficiado será a população de Iguatemi que terá uma administração cada vez mais focada evitando erros e dando maior qualidade de vida para quem vive aqui."disse o prefeito José Roberto. Ainda na quarta-feira o coordenador do programa Dr. Mauri Valentin Riciotti e o promotor Dr. Matheus Macedo Cartapatti tiveram uma reunião semelhante na Câmara de Vereadores de Iguatemi.