Prefeito Zé Roberto participa de manifesto contra invasões de fazendas na divisa entre Iguatemi e Japorã.

Publicado em: 04/11/2013 18:22
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessoria da Prefeitura

Comas invasões ilegais e desenfreadas de grupos indígenas à propriedades rurais emIguatemi e em Japorã, os pecuaristas e os sindicatos representativos da classeprodutora estão se mobilizando para mostrar ao Governo Federal os rumosnegativos que a questão está tomando na região.

Naúltima semana, aconteceu um grande movimento organizado pela classe ruralistade Iguatemi, apoiada por diversos sindicatos rurais da região, Famasul eautoridades municipais, estaduais e federais.

Nolocal, foi montado uma estrutura de tendas para abrigar os participantes domanifesto nas proximidades do Rio Iguatemi (Fazenda Chamigo) na divisa entre osmunicípios de Iguatemi e Japorã onde catorze fazendas foram invadidas.

Nestaspropriedades invadidas, os proprietários rurais tiveram que retirar todo seugado para evitar abates por parte dos indígenas e ainda tiveram que abandonarsuas casas que foram tomadas por alguns índios que não cumpriram a “trégua” denão invasões.

Oprefeito José Roberto Felippe Arcoverde participou do manifesto em apoio aosprodutores. “O Governo Federal precisa tomar uma atitude, porque o que se buscahoje é a paz. Nenhum dos dois envolvidos, que é o índio e o produtor tem culpa,pelo contrário, são vítimas de um processo lento e precisamos cobrar dos nossosentes federados essa paz pra se fazer justiça onde não tem mesmo num País quetem como seu lema a Orde e o Progresso. Por isso participamos e cobramos doGoverno Federal uma solução pacífica e justa para todos” disse o prefeito ZéRoberto.

Odeputado estadual iguatemiense – Lidio Lopes também participou do movimento emfavor da classe produtora e disse que é parceiro da produção, da justiça, dapaz e que o seu mandato está pautado no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul eda região do Cone Sul. “Não há justiça onde há conflitos e por isso querodeixar minha indignação com o Governo Federal pelo descaso que está tratandoesta questão tão importante” disse o parlamentar. “É inadmissível que estasinvasões continuem e atrapalhem o progresso de toda uma região e por isso querodizer que vocês podem contar com meu apoio” completou Lidio Lopes.

Odeputado Zé Teixeira também participou e fez duras críticas ao Governo Federalassim como o Deputado Estadual Marcio Monteiro.

Durantea realização do manifesto que durou quatro dias, duas reintegrações de posseemitidas pela Justiça Federal foram anunciadas, sendo das fazendas Chaparrau eAgrolack, o que causou muitas comemorações entre os presentes.

Nofinal do evento, as autoridades presentes se comprometeram em buscar apoio ecobrança junto aos órgãos competentes para fortalecer o movimento na lutacontra as invasões.