Alunos da Escola Salvador Nogueira visitam Viveiro de Mudas

Publicado em: 31/10/2013 10:44
Fonte/Agência: Gianni Vieira/ASCOM
Alunos da Escola Salvador Nogueira visitam Viveiro de Mudas

ACoordenação Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente tem trabalhadoa vários anos na valorização e preservação de espécies nativas e o acesso aessa biodiversidade, é de fundamental importância para a difusão e odesenvolvimento de uma agricultura menos agressiva ao ambiente e ao ser humano,com o planejamento e o desenvolvimento de sistemas agrícolas diversificados eque considerem a dinâmica sucessional de espécies na natureza.

Frenteao trabalho de produção dessas mudas está o Viveiro Municipal de Iguatemi, querecebeu nesta terça feira 29/10, Alunos do 2º Ano B da prof. Lucinete da EscolaSalvador Nogueira.

Naocasião os alunos tiveram a oportunidade de conhecer espécies nativas de nossaregião, bem como a influência e contribuição destas para a manutenção do climaem nosso planeta.

“Nãopoderíamos deixar de demonstrá-los um pouco da história do município deIguatemi que é tradicionalmente conhecido pela sua cultural em produçãoervateira, no entanto perdeu parte dos seus ervais com o desmatamento de áreasantes ocupadas por vegetação nativa, mas que hoje com avanço do Agronegócioderam espaço a lavouras e pastos. A erva que por aqui era produzida erareconhecida pela qualidade e excelência em sabor e aroma, sendo considerada pormuito tempo o carro chefe da economia local, tornando-se a então Capital deErva Mate” explica Jaqueline de Souza – coordenadora do Viveiro Municipal deIguatemi.

É essencial relembrarmos um pouco dessa nossahistória que por hora encontra-se perdida nos caminhos da industrialização edos avanços tecnológicos.

Aofinal da visita cada aluno recebeu uma muda de frutíferas para levarem paracasa, e teriam por isso, o dever de plantar e cuidar da planta escolhida.

“Élouvável a iniciativa das escolas em adotarem novos instrumentos didáticos, nãotemos dúvidas do quão necessário são as aulas práticas convencionais dentre deuma sala de aula. Mas não são suficientes, neste dia, não levamos oconhecimento para dentro da sala, os alunos foram ao seu encontro. Assegurandoa presença da consciência ambiental de forma interdisciplinar” completou acoordenadora.