Programa Saúde na Escola realiza ações na Rede de Ensino de Iguatemi

Publicado em: 25/10/2013 16:09
Fonte/Agência: Assessoria
Programa Saúde na Escola realiza ações na Rede de Ensino de Iguatemi

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

Nesta semana, as equipes da saúde municipal estiveram nas escolas da rede estadual e municipal realizando diversas ações envolvendo a saúde dos alunos, trabalho coordenado pela enfermeira Julimara em parceria com a secretaria municipal deEducação.

OBJETIVOS:

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológicae da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As atividades de educação e saúde do PSE estão acontecendo em todas as escolas públicas (municipais e estaduais) urbanas e rurais destes municípios contando com a parceria das equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal.

NASF.

A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.

Para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE é de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar.

Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos.

O programa foi instituído pelo Ministério da Saúde no ano de 2007 com alguns critérios para a participação dos municípios e somente a partir de 2013 as adesões às Escolas de todo País foram possíveis, inclusive em nosso município.