Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Atendimento: 2ª à 6ª, das 7:00h às 13:00h (MS)
(67) 3471-1130

Iguatemi poderá ganhar outros dois assentamentos rurais, um deles será o maior do município.


Publicado em: 28/06/2013 13:55
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da Prefeitura de Iguatemi.
Iguatemi poderá ganhar outros dois assentamentos rurais, um deles será o maior do município.

A prefeitura de Iguatemi através da secretaria municipal de desenvolvimento econômico, a AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e o CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) realizaram na tarde da última quinta-feira (27) nas dependências do Núcleo de Projetos, a reunião preliminar para a apresentação da proposta de implantação de um novo assentamento rural nomunicípio de Iguatemi.

A proposta prevê a aquisição de uma área total de 1.013 (um mil e treze) alqueires onde serão cortados 320 lotes com 5,5 hectares cada um mais a reserva total da área de 20%.

No local, de acordo com a proposta, serão instaladas 320 famílias de pequenos produtores rurais de três municípios, sendo de Iguatemi (120 lotes), Itaquiraí (100 lotes) e de Naviraí (100 lotes).

A avaliação e aprovação do projeto junto ao CMDR de Iguatemi será feita em duas etapas, sendo a primeira já realizada com a apresentação preliminar e outra para o parecer do Conselho sobre a decisão do colegiado no tocante à aquisição ou não da área. Se aprovado pelo Conselho local, a proposta segue para a mesma avaliação, só que desta vez no Conselho Estadual da categoria e só então se tornará realidade este sonho dos pequenos produtores rurais de Iguatemi e região.

A área pretendida fica à pouco mais de 20 km da área urbana do município de Iguatemi,  na fazenda “Campo Flor” e se transformada pela reforma agrária em Assentamento Rural, será o maior entre os já existentes (Auxiliadora, Rancho Loma, Colorado e Nossa Sra. Aparecida).

O prefeito Zé Roberto disse que é uma das maiores lutas da sua administração a conquista de um novo assentamento e que o município está disposto a buscar formas e condições para que o projeto seja concretizado. “Tentamos implantar um novo assentamento ao longo da nossa primeira gestão, o que não foi possível no tempo de quatro anos, agora, que temos esta nova oportunidade estamos dispostos à fazer o que estiver ao nosso alcance para implantar novos assentamentos rurais para que as famílias produtoras possam alcançar seus sonhos e com isso desenvolver e alavancar a economia da nossa cidade” ressaltou o prefeito.

Para o técnico do território da cidadania, Carlos Heling é preciso elabor um amplo estudo que permita uma completa noção sobre os fatorespositivos e negativos e seus impactos na administração pública, que terá de arcar com os custos das responsabilidades sociais junto à estas novas famílias. “Precisamos pensar que são trezentas e vinte novas famílias que necessitarão de saúde, educação, assistencialismo e isso gera um grande impacto na economia local. No entanto, temos que fixar previamente estes fatores e suas possibilidades para que não tenhamos surpresas desagradáveis no futuro” avaliou Heling.

Em seguida, o prefeito completou dizendo que na região, alguns ou quase nenhum município do mesmo porte tem uma equipe técnica tão completa e preparada como a de Iguatemi, o que poderá somar como positivo neste processo.

Também participaram da ocasião, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatemi – Varico de Paula, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaquiraí – Ana, o presidente da Câmara de Vereadores de Iguatemi – Jesus Milane de Santana, o coordenador local da AGRAER – Emerson Moreira Batista e o anfitrião, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município – Agnaldo dosSantos Souza além dos membros do CMDR.

O coordenador local da Agraer – Emerson Moreira Batista disse que já se encontra aprovado o projeto de implantação de um assentamento rural na propriedade da Fazenda São Luis, à um quilômetro da cidade, com 39 famílias contempladas através do Governo Federal com crédito fundiário junto ao Banco do Brasil.

MAIS FOTOS E INFORMAÇÕES NO  FACEBOOK OFICIAL: www.facebook.com/municipiodeiguatemi