Alunos do Projovem recebem palestra sobre objetos antigos da história de Iguatemi.

Publicado em: 17/06/2013 15:55
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da Prefeitura de Iguatemi.

Os alunos matriculados no Projovem Adolescente de Iguatemi receberam uma interessante palestra sobre a história dos pioneiros e seus costumes. A palestra foi ministrada pelo senhor Militão Viriato Batista, que apresentou aos 19 jovens presentes diversos equipamentos e utensílios de época.

Entre os objetos apresentados, tais como ferros de passar à brasa, panelas de ferro, máquinas de datilografia, lampiões, um dos que mais chamou a atenção dos jovens foi uma radióla (rádio antigo) que servia para entretenimento das famílias de pioneiros.

Com uma ampla explicação, “Seu Militão” explicou individualmente a utilidade de cada objeto e seus costumes da época, alguns destes com mais de cem anos de existência. “Tudo era mais difícil, mas tudo funcionava” lembrou ele.

Os jovens, muito atentos às explicações, à medida que elas iam acontecendo, iam tirando suas dúvidas sobre cada item. Com isso, alimentavam seus conhecimentos e conheciam tudo que os pioneiros locais utilizavam nos seus cotidianos.

Também participaram da palestra, os membros do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), a coordenadora Gislaine Camargo, a orientadora do Programa – Marli Mendes e o facilitador social Ariovaldo Fruto.

“O celular antigo foi o que mais me chamou a atenção, além é claro dos outros objetos que também são muito interessantes” disse uma jovem.

O palestrante, senhor Militão Viriato Batista destacou que a importância do conhecimentohistórico da cultura da nossa cidade é algo que vem a somar no aprendizado e na consciência da cidadania e valorização social individual dos alunos do Projovem de Iguatemi.

MAIS FOTOS E INFORMAÇÕES NO FACEBOOK OFICIAL: www.facebook.com/municipiodeiguatemi