Vice-prefeito de Irati/PR veio conhecer UPL modelo em Iguatemi

Publicado em: 22/03/2013 11:18
Fonte/Agência: Gianni Vieira/ASCOM - Autorizada reprodução desde que citada a fonte.
Vice-prefeito de Irati/PR veio conhecer UPL modelo em Iguatemi

O Vice Prefeito da cidade paranaense de Irati, Renato Berger juntamente com o Secretário de Meio Ambiente Gil Marcos de Araújo e a Secretária de Planejamento Rosenilda visitaram Iguatemi para conhecer a Unidade de Processamento de Lixo que é modelo. Numa reunião com o Secretário de Obras de Iguatemi, Edivaldo Luiz Dutra Vargas (Luizinho), expos a dificuldade que os municípios da região Centro Sul do Paraná estão encontrando para tratar estes resíduos. Ao buscar informação de modelos para serem implantados nestas cidades que compõe a Amcespar (Associação dos Municípios da Região Centro-Sul do Paraná), descobriram que Iguatemi possui uma das mais modernas e avançadas UPL do país, onde o lixo é desidratado e esterilizado, eliminando o chorume, liquido produzido pelo lixo, altamente poluente e vilão de todo o processo, desde a coleta até o aterro. Após este procedimento os resíduos são separados e o excedente é transformado em adubo orgânico, sem prejudicar o solo. Renato Berger gostou do que viu, parabenizando a administração municipal por resolver um dos maiores problemas dos municípios brasileiros: o que fazer com o lixo produzido pelas cidades. Disse ainda que buscará viabilizar os meios para implantar uma UPL em Irati nos moldes da que há em Iguatemi. O secretário Luizinho, que em nome do prefeito José Roberto que por agenda marcada anteriormente não pode estar na reunião, colocou a administração a disposição para troca de experiências e novas ideias.