Encontro apresentou Programa Nacional de Biodiesel em Iguatemi

Publicado em: 08/03/2013 12:05
Fonte/Agência: Gianni Vieira/ASCOM - Autorizada reprodução desde que citada a fonte.
Encontro apresentou Programa Nacional de Biodiesel em Iguatemi

Aconteceu na manhã desta quarta feira, 07, uma reunião no Plenário da Câmara de Vereadores de Iguatemi para apresentação do Programa Nacional do Biodiesel, criado em 2006 pelo Governo Federal para fomentar a cadeia produtiva que abastece as 61 empresas credenciadas para a produção de biodiesel no Brasil. Destas 41 possuem o Selo “Combustível Social”, que lhes garantem vantagens nos quatro leilões anuais onde o governo federal compra a produção destas indústrias para misturar ao diesel derivado do petróleo que é consumido no país. Hoje esta mistura garante 5% de biodiesel no diesel tradicional. Para ter este Selo Combustível Social estas indústrias precisam cumprir algumas exigências, entre elas comprar 15% de sua matéria prima da agricultura familiar, dar assistência técnica gratuita ao agricultor familiar desde o planejamento da lavoura até a colheita e por fim o contrato precisa ser acordado com a Federação e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que garante segurança ao agricultor já que neste contrato fica estabelecido um valor mínimo de compra e o seguro em caso de percas por intempéries climáticas. Como os grandes produtores de oleaginosos são exportadores, o programa visa incentivar os pequenos produtores que também tem vantagens na hora de comercializar seus produtos. Por exemplo, em MS a cada saca de soja vendida para uma indústria que possui o selo o produtor ganha de bônus R$ 1,80. Outro exemplo é a graxa oriunda de rebanho da agricultura familiar para estas indústrias produzidas nos frigoríficos. Desde a criação do Programa Nacional de Biodiesel o preço da graxa tem sido supervalorizado considerando que 16% do biodiesel brasileiro é produzido a partir dessa graxa de origem animal. A soja ainda é a principal matéria prima do biodiesel no país sendo responsável por 80%. Em Iguatemi, estudos mostram que o terreno é adequado para o cultivo de soja, mamona e girassol. Os produtores se mostraram bastante interessados, principalmente pelas garantias que o programa dá. Outras reuniões devem acontecer para explanar mais o assunto e para traçar um planejamento para aqueles que quiserem aderir ao programa a exemplo de 13 produtores de Mundo Novo que já vendem seus produtos para as indústrias que fabricam o biodiesel. Participaram desta primeira reunião os representantes dos assentamentos Rancho Loma e Colorado, do Banco do Brasil, Frigorífico Frialto, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Técnicos da AGRAER, do legislativo na pessoa do presidente Vereador Jesus Milane de Santana e o Secretário de Desenvolvimento Econômico. O prefeito José Roberto Felippe Arcoverde que não pode estar presente na reunião disse que a administração está empenhada em buscar a valorização do homem do campo e da agricultura familiar e apoia as políticas que dão condições para que o homem do campo possa viver feliz e com tranquilidade com sua família na área rural.