Após denúncia anônima, Vigilância Sanitária de Iguatemi realiza apreensão de carne clandestina.

Publicado em: 17/12/2012 14:01
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de imprensa da Prefeitura de Iguatemi.

A coordenação da VISA – Vigilância Sanitária tem intensificado recebeu na última semana uma denúncia anônima sobre a venda de carne bovina e suína sem origem num determinado comércio de Iguatemi.

Ao comparecer no local, os agentes da Vigilância Sanitária constataram a veracidade na denúncia e procedeu a apreensão de toda a carne exposta à venda neste estabelecimento comercial.

Além da apreensão, os agentes aplicaram uma multa no comerciante pelo crime cometido contra a saúde pública.

Foram apreendidas nesta autuação, aproximadamente 130 kg de carne, entre elas, 80 kg de carne bovina e 50 kg de carne suína (porco).

Segundo a coordenação da Vigilância Sanitária local, as carnes apreendidas não foram submetidas à inspeção sanitária, com carimbo do SIM – Sistema de Inspeção Municipal, SIE – Sistema de Inspeção Estadual ou do SIF – Sistema de Inspeção Federal, todos estes, órgãos fiscalizadores sanitários que atuam neste segmento.

“O perigo para quem consome este tipo de carne é muito grande, considerando que o consumidor pode ser contaminado com doenças como tuberculose, sisticercose e até mesmo butolismo, além de ser um crime grave contra a Lei do Consumidor” esclareceu o coordenador da Vigilância Sanitária de Iguatemi – Paulo do Amaral Freitas.

O comerciante flagrado vendendo estas carnes sem procedência foi multado em 255 UFERMS e irá responder por crime contra o consumidor, podendo perder o alvará sanitária e com isso deverá ser obrigado a fechar seu estabelecimento.

As denúncias poderão ser feitas na Vigilância Sanitária de Iguatemi que fica localizada na Av. Jardelino José Moreira em frente ao terminal rodoviária da cidade.