Prefeito Zé Roberto dá prosseguimento com a elaboração do Plano Diretor Participativo.

Publicado em: 03/12/2012 16:22
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de imprensa da Prefeitura de Iguatemi.

Aconteceu na última sexta-feira (30) no plenário Célio Pereira dos Santos na Câmara de Vereadores, uma nova etapa da série de audiência para implantação do PDP – Plano Diretor Participativo.

Estiveram presentes, o prefeito municipal José Roberto Felippe Arcoverde, o vereador Ricardo Ribeiro de Souza – Vice-presidente da Câmara representando o presidente Jesus Milane de Santana e os demais vereadores, os vereadores eleitos Patrícia, Maycão e Mirian, além de diversas autoridades dos mais diversos segmentos da comunidade de Iguatemi, como o pároco João Evangelista Rocha Catarino, o comandante da 1ª CIA de Polícia Militar do 12º B.P.M/MS – Gilberto dos Santos.

O evento foi mobilizado pela equipe de elaboração do Plano, através do coordenador da equipe técnica do PDP – Wesler Cândido da Silva e o representante da empresa de consultoria, o engenheiro Aroldo Abussafi Figueiró.

Foram debatidas nesta ocasião, algumas adaptações das diretrizes contidas no Plano que irá traçar o desenvolvimento do município, sendo atualizados a cada dez anos.

SOBRE O PDP:

O Plano Diretor é um instrumento para garantir a todos os cidadãos do município um lugar adequado para morar, trabalhar e viver com dignidade, proporcionando acesso á habitação adequada, saneamento ambiental, ao transporte e mobilidade, ao trânsito seguro e aos serviços e equipamentos urbanos. É o que determina a Constituição Federal e o Estatuto das Cidades.

Os municípios devem planejar seu desenvolvimento por meio de um Plano Diretor. Esse planejamento precisa ser conduzido pela prefeitura, aprovado pela Câmara de vereadores e contar com o envolvimento de toda a sociedade em sua elaboração e implementação.

Uma equipe da prefeitura, em conjunto com representantes da sociedade, conduz o Plano Diretor por meio de um processo democrático e participativo. Para que o plano se torne realidade e seja um instrumento eficaz de gestão e planejamento, é preciso que ele seja pactuado por todos os segmentos da sociedade e respaldado por uma ampla discussão no município.