Vigilância Sanitária de Iguatemi intensifica ações no final de ano.

Publicado em: 19/11/2012 11:32
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de imprensa da Prefeitura de Iguatemi.
Vigilância Sanitária de Iguatemi intensifica ações no final de ano.

A coordenadoria da VISA – Vigilância Sanitária tem intensificado as ações fiscalização nos estabelecimentos comerciais e no controle de sanidade animal no município de Iguatemi na reta final do exercício de 2012.

A intenção, segundo o coordenador da Visa local – Paulo do Amaral Freitas é de combater a comercialização irregular e ainda o controle das doenças visando a garantia da saúde pública municipal.

Na última semana, foram apreendidos através de uma denúncia anônima, dez cabeças de animais bovinos que estavam soltos nas ruas e avenidas da cidade, provocando grande confusão entre motoristas que circulavam pelo local. Os agentes foram até o local e constataram a presença destes animais soltos. Os animais foram apreendidos no piquete da secretaria municipal de saúde e retirados posteriormente pelo proprietário que teve de pagar uma multa por manter animais soltos nas ruas.

Também foram efetivadas as fiscalizações no comercio local, onde foram apreendidos diversos produtos com prazos de validade expirados e estes comerciantes foram notificados e autuados por inquérito sanitário.

Em outra abordagem, os agentes da Vigilância Sanitária apreenderam mercadorias de um vendedor ambulante que comercializava produtos sem a autorização sanitária, como ovos caipiras, mel sem procedência, melado de cana-de-açúcar, rapaduras dentre outros produtos que necessitam de análise laboratorial para aptidão comercial. O comerciante foi notificado a proceder às devidas regularizações para a comercialização dos seus produtos.

Os estabelecimentos clínicos odontológicos foram todos vistoriados pela Visa, que de acordo com a legislação vigente deveriam se adequar a legislação sanitária, no entanto, estes já se encontravam regulares. “Temos somente um estabelecimento com inquérito sanitário em aberto mas em andamento para adequação” completou Paulo.

No tocante à vacinação antirrábica, os agentes já se encontram com os trabalhos de vacinação, mas desta vez na área rural do município. “Dia primeiro de dezembro é o Dia D da vacinação e vamos implantar três postos de vacinação, sendo um na Vila Rosa, um no Posto da Vigilância Sanitária e um no Posto de Saúde da Vila Operária” disse o coordenador da VISA Paulo Amaral.

Em um ultima ocorrência, a VISA atendeu diversas denúncias de criação irregular de animais suínos, aves e outros animais que não os domésticos no perímetro urbano, o que é proibido pela atual legislação e enquadrou esses proprietários na Lei Municipal nº 853/2001 (Código Sanitário Municipal).

“A Vigilância Sanitária tem intensificado e cumprido integralmente o seu papel de órgão fiscalizador que busca o cumprimento da legislação sanitária vigente em Iguatemi para que a tanto o comerciante quanto o cidadão comum possa estar ciente dos seus direitos e deveres” finaliza o coordenador da VISA de Iguatemi.