Iguatemi ganha sede própria do CREAS

Publicado em: 02/07/2012 20:00
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi
Iguatemi ganha sede própria do CREAS

O prefeito de Iguatemi – José Roberto Felippe Arcoverde acaba de entregar à população iguatemiense, uma importante obra.

Trata-se da construção do prédio próprio do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social.

O evento contou com a presença de autoridades locais e marcou o início dos trabalhos deste importante setor em sua sede própria que antes funcionava em uma sala da secretaria municipal de Assistência Social de Iguatemi.

O moderno prédio fica localizado na avenida Rio Branco, ao lado da atual sede administrativa da Secretaria Municipal de Assistência Social de Iguatemi.

A conquista do CREAS foi viabilizada através de emenda parlamentar do Deputado Federal Vander Loubet no valor de quase R$ 100 Mil com contrapartida do município.

SAIBA MAIS:

O CREAS, por meio de serviços que desenvolvem, promove ou articula, exerce um importante papel da inclusão e proteção social a indivíduos ou famílias que se encontram em situações de violação de direitos e de violência expressos em maus tratos, negligência, abandono, discriminações, dentre outros, resgatando vínculos familiares e sociais rompidos, apoiando a construção e ou reconstrução de projetos pessoais e sociais. Os serviços do CREAS têm impacto direto na reorganização e reestruturação da família e até mesmo de comunidades.

Promove o desenvolvimento pessoal e comunitário com o consequente resgate da auto-estima, a identificação e desenvolvimento de potencialidades e capacidades bem como a promoção da inserção e participação social.

O CREAS contribui com a efetivação de direitos assegurados nas legislações vigentes inclusive na implementação de Planos Nacionais e Acordos Internacionais dos quais o país é signatário.

OBJETIVO:

– Atendimento para pessoas em: busca ativa, acolhida;

– diagnóstico da situação;

– plano de atendimento;

– acompanhamento psicossocial e articulação inter-setorial;

–  mobilização da sociedade para enfrentamento das situações de violação de direitos.

As equipes devem ser responsáveis pela acolhida e pelo atendimento a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violência, abuso, exploração sexual, ocorrência de abandono, maus tratos físicos ou psíquicos, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua e de trabalho infantil, entre outras situações de violência dos direitos.