Pós-graduação Alfa teve palestra de inclusão na educação em Iguatemi.

Publicado em: 28/05/2012 18:36
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi
Pós-graduação Alfa teve palestra de inclusão na educação em Iguatemi.

A secretaria municipal de Educação de Iguatemi promoveu na última sexta-feira (25) às 20hs no Anfiteatro da Escola municipal Salvador Nogueira uma palestra envolvendo educadores, psicólogos, assistentes sociais e os acadêmicos de pedagogia de toda a rede municipal de ensino abordando o tema “Inclusão Escolar – Mitos e Realidades”.

O evento foi realizado através da parceria firmada no início de março deste ano entre o município e o Instituto de ensino superior e pós-graduação Alfa da cidade paranaense de Umuarama.

Segundo a secretária municipal de educação – Julice Ravagnani, o objetivo da palestra foi o de dinamizar e buscar alternativas educacionais dentro da realidade de cada aluno, ou seja, aplicar uma nova metodologia de ensino aos alunos portadores de necessidades especiais e ainda aqueles com dificuldades de aprendizado dentro das unidades de ensino.

A palestra foi ministrada pelo Professor Doutor Paulo Ross, professor titular da Universidade Federal do Paraná, palestrante e pesquisador em educação inclusiva. Ele tem experiência na área de educação com ênfase em pedagogia inclusiva, dificuldades de aprendizagem e educação especial, possui graduação em pedagogia, mestrado em educação permanente e recursos humanos pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Educação Especial pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e ainda professor da Pós-graduação Alfa de Umuarama.

O ministrante Paulo Ross é deficiente visual e de uma forma dinâmica e extrovertida envolveu e comoveu a todos ao dizer que a sua deficiência visual o levou a buscar na criatividade e na força de vontade a superação de todas as suas necessidades, o que ele compartilha hoje nas suas palestras.

O Alfa tem oferecido cursos de pós-graduação no centro educacional Salvador Nogueira na área de Educação Especial, contando hoje com 46 alunos.

O prefeito José Roberto Felippe Arcoverde destaca como prioridade novas metodologias de ensino e a inclusão na educação aos alunos que necessitam de um ensino diferenciado para a obtenção de resultados mais satisfatórios para os índices educacionais do município.

“Para a busca destas alternativas de ensino é necessária a participação de toda a comunidade educacional do município e pensando nisso nós reunimos todos eles para debater ideias e mostrar caminhos para que este objetivo seja alcançado e com isso a educação melhora como um todo em Iguatemi” ressaltou o prefeito Zé Roberto.