Creas de Iguatemi realizou campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Publicado em: 18/05/2012 18:00
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi

Para marcar o Dia Nacional de enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes (18), a Prefeitura de Iguatemi através do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social promoveu uma campanha de conscientização.

Com a participação de alunos de diversas escolas e da banda de percussão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e todos os participantes devidamente uniformizados com camisetas personalizadas, a campanha tratou de orientações com panfletagem de informações na rodovia de acesso ao município (MS-295) sobre direitos e deveres contidos no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Também foi feito na manhã desta sexta-feira (18) uma passeata envolvendo escolas estaduais, municipais, especiais e particulares do município ao longo de dois pontos cruzando a cidade por completo e terminando no centro da principal avenida da cidade – a Presidente Vargas onde em uma manifestação de repúdio aos crimes praticados no município, crianças de todas as idades soltaram balões brancos em sinal de paz.

A coordenadora do CREAS no município de Iguatemi – a psicóloga Regina Bozza acompanhada da assistente social do órgão – Paula Bett, explicou que o objetivo da Campanha foi alcançado. “O nosso principal objetivo é o de sensibilizar toda população para o combate, ou seja, o enfrentamento aos crimes praticados, e que não são poucos em Iguatemi. Para isso, é necessária a participação de toda a sociedade e de todos os segmentos públicos e privados para que possamos diminuir cada vez mais estes índices de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em nossa cidade” disse a coordenadora.

O prefeito José Roberto Felippe Arcoverde disse estar muito feliz com os resultados obtidos com as campanhas promovidas pelos órgãos responsáveis pelos direitos dos menores. “Sabemos que na sua grande maioria os crimes contra menores são praticados dentro do seio familiar e por isso o CREAS atua também junto das famílias da criança e do adolescente, para que haja uma maior eficácia nas ações de combate à estes crimes” avaliou o prefeito Zé Roberto.

O CREAS é um órgão ligado à secretaria municipal de assistência social de Iguatemi que acaba de ganhar um novo prédio que comportará todos os atendimentos às famílias iguatemienses. “O CREAS será instalado no novo prédio construído pela Prefeitura de Iguatemi, com instalações modernas e acessíveis para toda população, é mais uma importante conquista que beneficiará muito a nossa cidade” disse o secretário de assistência social de Iguatemi – Clodoaldo Bonkoski Alves.

O evento deste dia 18 de maio contou com a participação das escolas Tancredo Neves, Paulo Freire, 8 de Maio, Salvador Nogueira, Marcílio Augusto Pinto, a escola de educação especial Brilho do Sol (APAE), as Agentes comunitárias de saúde e a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Também são colaboradores da campanha o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar de Iguatemi.